"Relações Público-Privadas no SUS" é tema de seminário realizado pelo PPGSC

publicado: 03/06/2024 13h39, última modificação: 03/06/2024 13h39
Evento ocorrerá no próximo 18 de junho
"Relações Público-Privadas no SUS" é tema de seminário realizado pelo PPGSC

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) realizará no dia 18 de junho o seminário temático "Relações Público-Privadas no SUS". O evento, que ocorrerá no auditório do Palácio Cristo Rei, das 8h às 12h, tem o intuito de apresentar os resultados da pesquisa "Como a atual crise reconfigura o sistema de saúde no Brasil: um estudo sobre serviços e força de trabalho nos estados de São Paulo e Maranhão", realizada em cooperação técnica entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Queen Mary University of London (QMUL), entre os anos de 2018 e 2024.

Com o objetivo de discutir as conformações do sistema de saúde e a resiliência dos usuários, a pesquisa foi realizada com gestores e médicos atuantes nos serviços públicos privados de saúde no Maranhão e em São Paulo. Pensando nisso, a programação do seminário contará com mesas redondas; palestras; exibição do documentário "Consultei, doutor... e agora?" e a conferência "Potencialidade de Estudos da Geografia em Saúde para a gestão do SUS", ministrada pelo docente do departamento de Geociências, José Aquino.

O alcance e a extensão da pesquisa permitiu com que diversos resultados fossem alcançados durante sua concepção. É o que comenta a professora Maria Teresa Seabra, docente permanente do PPGSC e idealizadora do evento: "Entre os principais resultados encontram-se: o sistema de saúde é atravessado por crises de diferentes dimensões e intensidades que se superpõem, impactando o Sistema Único de Saúde e a força de trabalho médica; a crise econômica ocorrida após 2014 foi vista por empresários como uma “oportunidade” para o crescimento das Clínicas Populares de Saúde; as Clínicas Populares de Saúde se autodenominam 'alternativas ao SUS'; o modelo assistencial das Clínicas Populares é fragmentado, em oposição ao do SUS que é universal; médicos que atuam nas Clínicas Populares e no SUS possibilitam uma dupla entrada para o SUS; e a noção de saúde como direito universal e como mercadoria estão presentes nas inter-relações entre o público e o privado. Neste evento, visamos refletir sobre implicações desta conjuntura e apontar novas perspectivas de estudos sobre o Sistema Único de Saúde".

Com foco em estudantes de pós-graduação, as inscrições para participar do seminário temático "Relações Público-Privadas no SUS" podem ser por meio da plataforma Doity neste link. Os participantes receberão certificado.

Por: Gabriel Jansen