Reitores das instituições públicas do Maranhão se reúnem para conhecer o projeto da Agência AMARCIÊNCIA

publicado: 12/02/2021 15h19, última modificação: 13/02/2021 12h56
REUNIÃO DOS REITORES DA IFES E ASSESSORES DE COMUNICAÇÃO PARA TRATAR DO AMARCIÊNCIA - 12-02-2021 - S (10).jpeg

Com o objetivo de apresentar o projeto de criação da agência de notícias de jornalismo científico, AMARCIÊNCIA, aos reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior (UFMA, IFMA, UEMA e UEMASul), foi realizada, nesta sexta-feira, 12, via Google Meet, uma reunião para tratar do modelo de criação da agência, além de explicar seu funcionamento, ideias, projetos, ações e tirar dúvidas sobre a AMARCIÊNCIA.

A reunião foi organizada pelo vice-reitor e diretor de comunicação da UFMA, Marcos Fábio de Melo, e pelo idealizador do projeto, Carlos Agostinho Couto, professor do curso de Comunicação Social da UFMA.

O vice-reitor destacou que, pela primeira vez na história da Universidade, ocorre uma reunião nessas condições, que reúne todos os reitores de instituições públicas de ensino superior. Estiveram presentes o reitor da UEMA, Gustavo Costa, a reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes, o presidente da Fapema, André Santos, e a pró-reitora de planejamento e desenvolvimento institucional, Clarisse Cordeiro Medeiros, representando o reitor do IFMA, o superintendente de comunicação e eventos da UFMA, Fernando Oliveira, além da participação dos assessores de comunicação dessas instituições.

O professor Carlos Agostinho deu início à reunião fazendo uma breve introdução. O docente explicou que a Agência tem o propósito de divulgar jornalismo científico de qualidade e que, apesar da expansão de ensino em todo o país, como a criação de novos cursos e câmpus, as produções científicas realizadas pelas instituições ainda não chegam para toda a sociedade. “Apesar dos esforços, as produções ainda estão muito presas aos muros das universidades”, enfatiza o professor.

Durante toda a conversa, as instituições se uniram para trabalhar juntas nesse processo e apoiando no que for necessário para o sucesso da agência. “O jornalismo científico é muito importante, assim como a união das instituições.”, salienta o presidente da Fapema, André Santos.

A AMARCIÊNCIA trabalhará com os formatos que contribuem para disseminação de informações científicas, como impressos, audiovisuais, divulgação virtual (site e outros), com o intuito de favorecer o acesso aos conteúdos para pesquisadores, professores, estudantes dos diversos níveis, como também o envio de releases aos meios de comunicação local e nacional, para que a população também saiba o que as instituições estão produzindo, entre outras ações comunicacionais. “A pandemia é um momento doloroso. Porém, em tempos que o negacionismo encontrou terreno fértil, surge a oportunidade para as instituições ajudarem a ciência a assumir o protagonismo”, ressalta o reitor da UEMA, Gustavo Costa, que parabenizou a iniciativa e reafirmou o compromisso da UEMA com o projeto.

Sua opinião também foi compartilhada pela reitora da UEMASUL, que destacou a importância de popularizar a ciência, e declarou que a universidade está à disposição.

Para o vice-reitor e diretor de comunicação da UFMA, Marcos Fábio, o primeiro passo é criar um termo de cooperação interinstitucional, uma vez que a agência não será de uma instituição, e, sim, fruto da união de todas. “Também estará aberta a parcerias com instituições de ensino privadas. Após o termo de cooperação, vamos mapear a estrutura de cada instituição e os recursos humanos que cada uma pode disponibilizar. Todas as matérias produzidas serão da agência, a produção será coletiva. Com o tempo, vamos ampliar e trabalhar para sermos uma referência nacional”, afirmou.

O reitor Natalino Salgado enfatizou e compartilhou o entusiasmo dos presentes. “Estamos nos reinventando!”. Ele ponderou que o trabalho exige uma grande responsabilidade, não podendo se restringir regionalmente. “É de grande interesse levar a pauta sobre a Agência AMARCIÊNCIA para a próxima reunião do Conselho Superior da Universidade – CONSUN, para apresentar a magnitude do projeto”, disse.

Por: Maria Eduarda Sousa