Reitor vistoria a mais nova avenida perimetral da UFMA

publicado: 22/08/2022 15h34, última modificação: 22/08/2022 16h14
A via perimetral também dá acesso ao novo prédio que abriga os cursos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BICT) e ao Espaço da Ciência e do Firmamento (Planetário). Além do verde exuberante, da fauna e da flora preservadas, no percurso, é possível apreciar duas belas lagoas que compõem um cenário de contato com a natureza.
Reitor vistoria a mais nova avenida perimetral da UFMA.jpg

Nesse domingo, 21, o reitor Natalino Salgado, acompanhado de parte da sua equipe de gestão, vistoriou a mais nova avenida da UFMA: a avenida perimetral, que circunda toda a Universidade, em um percurso de 5 km.

Toda asfaltada e com serviços de meio-fio e drenagem, a avenida, em breve, será entregue e servirá de espaço de caminhada, corrida, ciclismo, skate e demais atividades para a comunidade da UFMA e dos bairros do entorno.

A obra foi realizada pelo Governo do Estado e deixa a UFMA mais bem-estruturada em termo de vias de acesso e circulação. “Com mais essa bela iniciativa, vamos avançando para melhorar, a cada dia, a nossa Universidade”, declarou o reitor.

Desde a sua primeira gestão na Universidade, em outubro de 2007, o reitor, que é médico nefrologista e professor do Departamento de Medicina I, sempre esteve preocupado com a saúde e qualidade de vida da comunidade acadêmica. “Muitos daqueles que trabalham e estudam na UFMA, e a tratam como sua casa, passam a maior parte do tempo aqui, estudando e pesquisando, por isso nada melhor do que ter uma qualidade de vida aliada à vida acadêmica e poder desfrutar lazer e atividades físicas”, afirmou.

Atualmente, a malha viária da UFMA circunda toda a Universidade. Em 2012, o reitor recuperou 2.800 metros de extensão. Logo no início da via, que passa em frente ao Instituto Médico Legal (IML), foi construída uma pista dupla, com canteiro central, dividindo a calçada, que possui dois metros e meio de largura, e a ciclovia. Esses espaços devem facilitar o trânsito de pedestres e de pessoas com deficiência.

Vistoria do reitor à nova avenida perimetral da UFMA - 21-08-2022

Incentivo à Saúde

Diariamente, tanto a comunidade acadêmica quanto os moradores do bairro do entorno e os servidores do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão já utilizam a malha viária existente para fazer exercícios físicos, como correr, pedalar ou realizar caminhadas. É comum chegar à Universidade ou sair dela e encontrar pessoas desenvolvendo suas atividades, que também incluem exercícios funcionais.

A prática esportiva está cada vez mais frequente na Universidade. O cuidado com a saúde, com o corpo e com a mente tem sido a preocupação de muitas pessoas. Para o professor do Departamento de Educação Física Sérgio Souza, ter um espaço público como a UFMA sendo apropriado pela comunidade para atividades físicas no seu tempo livre vai ao encontro de um direito constitucional brasileiro. “Acho fantástica a participação da comunidade. É importante utilizarmos nosso tempo livre para realizar atividades físicas e nos apropriarmos de um espaço público para isso. Se possível, tenha orientações de um profissional de Educação Física”, afirmou.

Para ele, os benefícios dessas atividades, seja com prática de lazer ou até mesmo do exercício físico (atividades mais sistematizadas), são numerosos e já conhecidos como a promoção da saúde, a qualidade de vida, a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), socialização, entre outros. “Nesse período de pós-pandemia, a prática de atividades físicas colabora para o aumento da imunidade e, mais ainda, ajuda contra os impactos psicológicos que a pandemia nos trouxe.  Cada vez mais, os exercícios físicos nos mostram que são elementos essenciais para a nossa vida”, enfatizou o professor Sérgio.

Por: Sansão Hortegal