Reitor recebe visita da diretora de educação a distância da CAPES

publicado: 07/12/2023 13h55, última modificação: 11/12/2023 09h00
Reitor recebe visita da diretora de educação à distância da CAPES

Na manhã dessa quinta-feira, 7, o reitor Fernando Carvalho recebeu em reunião a diretora de educação a distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Suzana Gomes, para a apresentação do programa de mestrado profissional para a qualificação de professores da educação básica. Além disso, a reunião contemplou tratativas a respeito do novo edital aberto do sistema Universidade Aberta do Brasil (AUB), que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da educação a distância.

O reitor Fernando Carvalho reafirmou o papel da Universidade em formar profissionais de alta qualidade, e, segundo ele, tratativas como essas marcam oportunidades para melhor executar esse trabalho, por meio da viabilização de novos cursos de educação a distância para proporcionar mais vagas para jovens da capital e do continente.

Suzana Gomes conta estar muito satisfeita com a oportunidade de visitar a Universidade Federal do Maranhão. Além disso, completa que as tratativas foram no sentido de estimular o investimento da instituição na oferta de novos cursos, tanto no mestrado, na formação continuada, quanto na formação inicial.

“A Universidade Federal do Maranhão é nossa parceira nesses dois programas. Saio dessa reunião muito satisfeita e percebendo o empenho da Universidade Federal do Maranhão em defesa de uma EAD de qualidade e de uma pós-graduação que contribua para a formação de professores aqui no Maranhão. Além disso, gostaria de ressaltar o compromisso da UFMA com a interiorização, com a inclusão e com a equidade”, parabenizou Suzana.

Reunião do Reitor com Diretora de Educação à Distância da CAPES - 07.12.23

A pró-reitora da Ageufma, professora Flávia Nascimento conta que a visita foi fundamental pois abre caminho para uma das metas da gestão atual: a expansão dos cursos de pós-graduação para os outros centros da UFMA. “A possibilidade de colocar mestrados a distância com polos que já têm a capacidade física dentro desses centros é fundamental para que possamos expandir. Hoje já temos vários programas de pós-graduação profissionais, e a possibilidade de colocar ensino de professores nos outros centros da UFMA, expandido para as cidades do entorno, é fundamental para nossa Universidade”, afirma.

Patrícia Machado, diretora da Diretoria de Tecnologias da Educação, descreve que essa reunião é importante para fortalecer as relações entre a Capes e a UFMA, por meio dos cursos do sistema UAB. “Além disso, o evento também pautou os alinhamentos de algumas ações para o ano que vem, como novas propostas de cursos de pós-graduação para os nossos alunos e para a comunidade acadêmica”, finalizou.

Por: Juan Terra

Fotografia: Gabriel Jansen