Reitor recebe superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para deliberar ações que podem ser incluídas no programa Agronordeste

publicado: 04/04/2022 08h10, última modificação: 04/04/2022 20h23

Uma reunião entre o reitor Natalino Salgado e o superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Mauro de Santos Carvalho Filho, foi realizada na sexta-feira, 1º de abril, no gabinete da Reitoria, Câmpus São Luís, para deliberar uma possível parceria entre a UFMA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento voltada para o programa Agronordeste.

O chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Genilson Santana, informou que a Superintedência pretende instalar um escritório local do Agronordeste na região do Médio Mearim, que contempla 20 municípios, na cidade de Bacabal, com a finalidade de receber parceiros e pequenos e médios produtores da região.

“O Ministério tem hoje um programa chamado Agro Residência, que é aberto para todos os parceiros, principalmente universidades e institutos federais. A UFMA hoje tem duas bolsas, e o IFMA tem quatro bolsas nesse programa, mas a intenção do Governo é ampliar esse número de bolsas. Essa parceria tem a proposta também de levar informação, porque o Agronordeste trabalha também com a Embrapa, secretarias estaduais e prefeituras”, disse Santana.

O superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento achou a reunião produtiva e espera que novas discussões possam ser feitas. “O professor Natalino tem experiência de gestão enorme e é um profissional reconhecido no Maranhão. É de nosso interesse estreitar laços entre o Ministério e a educação de modo a trazer serviço púbico eficiente para a sociedade, que precisa de nosso bom desempenho como órgão da administração pública. Conversando, podemos construir novas ideias e, quem sabe, executar projetos que, a princípio, não estão no nosso campo de visão”, pontuou.

Por: Luciano Santos

Foto: Luciano Santos