Reitor recebe secretário de Estado da Agricultura e Pecuária para elaboração de parceria técnica

publicado: 24/01/2023 12h18, última modificação: 25/01/2023 11h29

Na manhã de segunda-feira, 23, o reitor Natalino Salgado recebeu, no Gabinete da Reitoria, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), José Antônio Heluy, para elaborar uma cooperação técnica entre o Governo do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão para a implantação do projeto Hortas Pedagógicas no Colégio Universitário (Colun) e da instalação de tanques-redes — estruturas flutuantes utilizadas na criação de peixes — em duas lagoas situadas nas dependências do Câmpus São Luís.

O reitor Natalino Salgado destacou a importância do projeto no Colun, inclusive no âmbito do empreendedorismo entre os jovens alunos. O secretário da Sagrima afirmou que o Maranhão vive um momento de desenvolvimento e fortalecimento, em que a cooperação com a UFMA faz parte desse cenário. “Gostaríamos que essa parceria servisse como um marco para que possamos trabalhar em mais frentes, não só na Sagrima, mas dentro do estado como um todo. Estamos fazendo uma grande parceria que influenciará bastante no desenvolvimento social e econômico no Maranhão”, confirmou.

Sobre a proposta dos tanques-redes, ainda serão feitos estudos de viabilidade e prospecção, com a colaboração dos técnicos da Sagrima. Na Implantação do projeto Hortas Pedagógicas, foi explicado que a iniciativa possibilitará o plantio de hortaliças e mudas de abacaxi para o desenvolvimento de práticas de pesquisa e extensão. Paulo Sérgio Castro Pereira, diretor-geral do Colun, afirma que a parceria ampliará bastante o espaço de pesquisa dos alunos do curso técnico de Meio Ambiente. “Poderemos melhor qualificar nossos alunos, saindo da teoria e, dentro da própria escola, possibilitar a vivência prática de forma saudável, desenvolvendo atividades complementares que ajudarão não só dentro da escola, mas também na própria vida dos alunos”, analisou.

O secretário adjunto da Sagrima e professor do Colun, Nonato Chocolate, concordou com a visão do diretor-geral do Colégio: “Nessa parceria com o Governo do Estado, a Universidade poderá aumentar o seu campo de atuação no ponto de vista da extensão, com os estudantes podendo ter a regência das suas atividades de ensino e pesquisa”.

Confira as fotos:

Reunião de cooperação entre a Sagrima e a UFMA - 23-01-2023