Notícias

Reitor Natalino Salgado visita as instalações do Cepromar, no Sítio Piranhenga

publicado: 09/06/2022 18h00, última modificação: 09/06/2022 18h04
Reitor Natalino Salgado visita as instalações do Cepromar, no Sítio Piranhenga.jpg

Na terça-feira, 6, o reitor Natalino Salgado visitou o Centro Educacional e Profissionalizante do Maranhão (Cepromar), localizado no sítio Piranhenga, em São Luís. A visita teve por objetivo conhecer o local e avaliar as possíveis parcerias e projetos entre a UFMA e o Centro.

Sobre o momento, Ana Lúcia Zandomeneghi, presidente do Cepromar e professora da UFMA, destacou a importância da visita do reitor Natalino Salgado e as possibilidades de uma cooperação. “A intenção é que possamos oficializar uma cooperação técnica entre a UFMA e o Cepromar, porque aqui é um bom espaço onde podemos aplicar a extensão de cursos da Universidade”, disse.

O Cepromar é uma organização não governamental que, além de administrar e preservar o patrimônio do sítio, promove cursos profissionalizantes para os moradores da região. Na ocasião, o reitor visitou as salas de aula para educação infantil, o consultório odontológico e o médico, e também as instalações das oficinas de panificação, de corte e costura, de música e de mecânica (para carro e moto).

Para a realização dos cursos e manutenção do ambiente, a instituição se mantém por meio de doações e parcerias. “Nós vivemos de doações, sem parceria não existe Cepromar, não existe Sítio Piranhenga”, ressaltou Ana Lúcia Zandomeneghi.

Para colaborações e mais informações, entre em contato pelo telefone (98) 98144-6853 (whatsapp).

Reitor Natalino Salgado visita as instalações do Cepromar, no Sítio Piranhenga - 07-09-2022

Sítio Piranhenga

O Sítio Piranhenga é um local histórico da ilha de São Luís, com 33 hectares. A propriedade está localizada às margens do rio Bacanga e resguarda traços e memórias do século XIX. Construído por escravos, no sítio, encontra-se um casarão principal, uma capela, uma senzala e objetos que relembram o passado. Há também um espaço onde funcionou uma fábrica de cal.

A visitação ao Sítio Piranhenga está aberta de segunda a sexta, pela manhã e tarde, e aos sábados apenas pela manhã. A visita custa R$ 3 por pessoa. O espaço também pode ser reservado para locação de eventos e ensaios fotográficos.

Por: Alan Veras

Fotos: Sansão Hortegal

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: