Reitor Natalino Salgado recebe o Título de Membro Benemérito da Academia Ludovicense de Letras

publicado: 23/08/2022 11h57, última modificação: 23/08/2022 16h29

Na noite da segunda-feira, 22, o reitor Natalino Salgado recebeu o Título de Membro Benemérito da Academia Ludovicense de Letras (ALL), em solenidade realizada no Palácio Cristo Rei. A cerimônia faz parte da programação da VI Semana Ludovicense da Literatura, em comemoração do aniversário de 9 anos da Academia. Na ocasião, autoridades, familiares, amigos e membros da ALL prestigiaram o reitor, que se tornou a primeira pessoa a receber esse tipo de honraria pela instituição.

A partir de agora, ele se junta a este grupo de escritores — pesquisadores, contistas e poetas — que tem por objetivo o incentivo e o resgate histórico da literatura, tanto do passado quanto da atualidade.  Segundo a presidente da ALL, Jucey Santana (foto abaixo), toda a contribuição de Salgado desde a criação da instituição culminou no título recebido, que, segundo ela, é perpétuo. “O magnífico reitor Natalino Salgado sempre participou, nos apoiou em tudo, antes mesmo de se tornar membro benemérito. É parceiro desde a fundação da Academia Ludovicense de Letras. Ele nos cedeu como sede uma sala no Palácio Cristo Rei. É amigo de todos os membros e é muito querido no nosso meio”, explicou.

De acordo com o escritor e membro da ALL Daniel Blume, a entrega do título estatutário estava prevista para 2020, mas, devido à pandemia, a cerimônia presencial só pôde ser realizada nessa segunda-feira. Durante a solenidade, ele discursou sobre a trajetória profissional de Natalino Salgado e suas principais realizações. “Ele é um grande escritor, gestor e administrador. É um homem público experimentado que tem feito uma revolução, não só acadêmica, mas em termos de infraestrutura da Universidade, em todos os câmpus, onde a extensão tem se mostrado uma realidade”, declarou.

Durante seu discurso, o homenageado falou sobre a importância da Academia e da parceria institucional entre a UFMA e a ALL. “Apoiar, incentivar, estimular a memória e a identidade local é algo próprio dos princípios regimentais da instituição UFMA, para que ela esteja plenamente justificada em sua razão de ser. Muito me honra poder conduzir esta parceria. Muito me alegra apoiar uma Academia de Letras que reúne hoje intelectuais, escritores e poetas da mais alta relevância. Hoje, depois de tantas realizações, esta Academia de Letras tem produzido bastante e é parte significativa da memória literária de nosso estado”, avaliou.

Para o reitor, tornar-se um membro benemérito da ALL é o reconhecimento dos investimentos feitos em apoio à cultura e do trabalho realizado como gestor da UFMA. “Uma homenagem dessas transcende a figura do Natalino Salgado e acaba envolvendo todos aqueles que fazem o dia a dia da Universidade, todos que trabalham para fazê-la ser o que é hoje. Essa honraria não é só minha, é de toda a comunidade universitária da Universidade Federal do Maranhão. É um sentimento de gratidão, assumindo um compromisso de que vamos continuar trabalhando e apoiando as iniciativas da Academia”, afirmou.

Além de participar da ALL, em 2012, Salgado assumiu a cadeira 16 da Academia Maranhense de Letras (AML). Em 2015, o reitor, junto à AML, concedeu a cinco imortais da Academia o título de doutor Honoris Causa, sendo eles Dom Delgado, Mário Meireles, Jomar da Silva Morais, José Maria Ramos Martins e Domingos Vieira Filho.

Cerimônia de entrega do diploma de Membro Benemérito da academia Ludovicense de Letras ao Reitor Natalino Salgado

Saiba mais

A ALL foi criada em 10 de agosto de 2013, dia do aniversário do poeta Gonçalves Dias. Tem como patrona geral a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira. Neste ano, a VI Semana Ludovicense da Literatura também homenageia a poetisa caxiense Lucy Teixeira. Antes de falecer, em 2007, Lucy chegou a ocupar uma cadeira na Academia Maranhense de Letras e, hoje, é considerada a patrona da cadeira 34 da Academia Ludovicense de Letras.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro