Reitor Natalino Salgado recebe homenagem de diretores dos câmpus do continente por sua carreira na docência

publicado: 06/09/2021 08h00, última modificação: 06/09/2021 23h45
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6

Na quarta-feira, dia 1º, foi realizada a cerimônia em homenagem ao reitor Natalino Salgado por sua carreira e aposentadoria da docência, organizada pelos diretores dos câmpus do continente da Universidade Federal do Maranhão. Na mesa virtual, estiveram presentes, além do reitor Natalino Salgado; o vice-reitor Marcos Fábio belo Matos; os pró-reitores de Assistência Estudantil (Proaes) e de Extensão e Cultura (Proec), Leonardo Silva Soares e Josefa Bentivi Andrade, respectivamente; o superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Maia; e diretores de diretorias e dos câmpus de São Bernardo, Grajaú, Balsas e Codó.

O professor Natalino agradeceu a homenagem e realçou seu envolvimento com a docência em sua trajetória acadêmica. “Queria dizer que professor não se aposenta. Ele se aposenta da instituição, mas nunca deixa de ser professor. É uma missão que ele leva consigo e eu tenho uma missão como médico e como professor. Ser professor é algo que sempre busquei, sempre desejei, como forma de devolver tudo aquilo que recebi da Universidade, como um ideal de vida. Agradeço a todos a homenagem, a enorme presença e o carinho de todos”, declarou.

O vice-reitor Marcos Fábio destacou a importância do investimento de Natalino nos câmpus do continente e como, dessa forma, mudou a vida de muitas pessoas: “Ao implantar um câmpus no continente, o professor Natalino muda não só a educação, mas a vida das pessoas. Nós, que estamos aqui nesta sala, fomos todos impactados por ações do professor Natalino. Quero deixar meu grande agradecimento por tudo que foi feito pela UFMA no continente”.

A diretora do Câmpus de São Bernardo, Laura Rosa Costa Oliveira, lembrou que as preocupações do reitor sempre foram além da Universidade. “O professor Natalino é um homem extremamente comprometido, que, ao longo dos seus muitos anos de docência e gestão, foram mais para servir do que ser servido. Ele marca sua história como gestor. E como docente é um altruísta inspirador, sempre com um olhar atento para as necessidades da comunidade que se encontra ao redor da UFMA”, enfatizou.

Roni César Andrade de Araújo, diretor do Câmpus de Grajaú, destacou como o reitor foi importante para que a Universidade estivesse presente em todo o estado: “Foi a partir dos trabalhos do professor Natalino que vimos a UFMA ir para além de São Luís, se expandindo por todos os cantos do Maranhão. A Universidade hoje está marcando espaço e fazendo a diferença nos quatro cantos deste Maranhão, promovendo transformação na realidade daqueles que estão influenciados diretamente por esta instituição”.

A diretora do Câmpus de Balsas, Gisélia Brito dos Santos, pontuou que Natalino cumpriu sua missão na docência. “Olhando a história do professor Natalino, vemos uma missão cumprida. O senhor conquistou o carimbo, selou a missão do professor. Isso é uma conquista que vem por meio de seu trabalho, com muita dedicação e o apoio de muitos braços, dos braços de todos aqueles que você mesmo recebeu. E alcançou tudo por meio de seus méritos. Parabéns pelo trabalho realizado”, congratulou.

Arlane Manoel Silva Vieira, diretor do Câmpus de Codó, falou sobre o legado que será deixado pelo reitor: “O professor Natalino mostra uma competência e força que vão muito além do que conseguimos ver, que nos leva ao crescimento. Ao final do seu mandato, tenho certeza que deixará um legado fantástico por essa coragem de implementar os câmpus do continente e por outros que estão sendo feitos. Agradeço em nome de todo o povo de Codó e digo que seu trabalho será sempre lembrado”.

Acesse o canal institucional da UFMA e assista a cerimônia completa:

Saiba mais

Estiveram presentes na mesa virtual, além dos nomes já citados, a chefe de Gabinete da Reitoria, Marize Barros Rocha Aranha; a diretora substituta da Diretoria de Gestão de Pessoas, Hellen Cristini Santos Dourado; a diretora da Diretoria Integrada de Bibliotecas, Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira; e a diretora de Tecnologias da Educação, Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque