Reitor Natalino Salgado realiza visita técnica ao Instituto de Tecnologia da Cidade Universitária

publicado: 21/02/2022 14h06, última modificação: 21/02/2022 17h13

Na manhã desta segunda-feira, 21, o reitor Natalino Salgado realizou uma visita técnica ao Instituto de Tecnologia na Cidade Universitária. Orçado em R$ 13 milhões, oriundos do Ministério da Educação, o edifício receberá os alunos ingressantes no ciclo básico do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e os discentes do segundo ciclo, das engenharias Civil, Ambiental e Sanitária, Mecânica, da Computação e Aeroespacial.

O instituto é mais um passo para melhorar o desempenho acadêmico, científico e tecnológico dessas respectivas engenharias. O reitor destacou que é um prédio moderno que atende e amplia as necessidades do BICT. “As nossas engenharias, até 2007, tinham muitas limitações, mas nós crescemos bastante na pesquisa e na pós-graduação, e o Bacharelado Interdisciplinar deu um salto de qualidade imenso, e hoje tem mais de mil alunos matriculados. É um curso muito bem-aceito, com muita produção científica”, declarou.

Em fase de conclusão, a nova edificação tem previsão de inauguração para abril deste ano. São três pavimentos, compostos de salas de aula, salas de professores, auditórios e laboratórios específicos para as engenharias. “O novo espaço permitirá que ações multidisciplinares ocorram em um ambiente acadêmico onde os projetos dos cursos das engenharias possam caminhar integrados. Vale destacar que a proposta do BICT também é proporcionar um ambiente acadêmico capaz de possibilitar ao aluno a oportunidade da escolha de uma das engenharias, com base na maturidade adquirida durante os anos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia”, relatou o coordenador de Implementação do Instituto, o professor e engenheiro civil Marcos Santos.

Para o professor Auro Tanaka, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), é um momento de expansão da ciência e da engenharia na UFMA. “Esse prédio vem, parcialmente, a solucionar esse problema de expansão e possibilitar que nós tenhamos mais espaços físicos para os docentes e discentes”, afirmou. A visita técnica contou também com a presença do superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Anílton Maia; do superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Wener Santos, e de docentes e técnicos da universidade.

Estrutura

O Instituto de Tecnologia da Cidade Universitária Dom Delgado foi construído em uma área de 7.817,34 metros quadrados. O térreo conta com dois miniauditórios com capacidade para até 160 pessoas, cantina, laboratórios de informática e os laboratórios específicos das engenharias. No primeiro pavimento, estão as salas de aulas conjugadas para até 120 alunos, as salas de estudo, secretarias administrativas, entre outros. No último pavimento, estão as salas de professores, salas de reunião, sala de direção e salas de coordenação. Para o acesso ao prédio, foi construída, em parceria com Governo do Maranhão, uma avenida de 2,5 quilômetros.

Visita técnica ao Instituto de Tecnologia da Cidade Universitária

Por: Alan Veras