Reitor Natalino Salgado realiza o lançamento de três livros, no Palácio Cristo Rei

publicado: 13/12/2022 14h44, última modificação: 13/12/2022 14h44

Foi realizado na quinta-feira, 8, no Palácio Cristo Rei, o lançamento de dois livros do professor, médico, escritor e reitor Natalino Salgado Filho, “Janelas em um tempo de incertezas – Volume I” e “Janelas em um tempo de incertezas – Volume II”, além da obra “Narrativa de serviços no libertar-se: o Brasil da dominação portuguesa”, escrito por Thomas Cochrane (1775-1860), conde de Dundonald e Marquês do Maranhão no século XIX, controverso personagem britânico da história brasileira que prestou serviços ao Império do Brasil e tido, por muitos, como pirata e bucaneiro e, por outros, como herói, em que o reitor da UFMA organizou o livro escrito originalmente pelo oficial da Marinha e fez sua respectiva apresentação, na atual edição.

Em “Janelas em um tempo de incertezas”, livro escrito em dois volumes, o professor Natalino Salgado discorre sobre a pandemia por meio de crônicas, versando sobre os transtornos existenciais que o mundo passou durante o período de isolamento social. Em “Narrativa de serviços no libertar-se: o Brasil da dominação portuguesa”, o reitor foi responsável pela organização e apresentação do livro, que propõe esclarecer a fama do lorde Thomas Cochrane e sua respectiva importância para a elucidação do processo de independência do Brasil e dos fatos relacionados a essa época no Maranhão.

O vice-governador e professor da UFMA Felipe Costa Camarão, responsável pela orelha dessa edição do livro de sobre Thomas Cochrane, revelou sua satisfação com a participação na obra. “Eu, como professor e aluno da Instituição, e por toda minha trajetória na UFMA, digo que essa publicação, para mim, tem todo um valor sentimental. Na apresentação da obra, o doutor Natalino Salgado faz questão de dizer que está lançando este livro pela terceira vez em língua portuguesa, sendo que, após a primeira, o segundo lançamento foi pela Biblioteca do Senado e, agora, pela Universidade Federal do Maranhão”, contou.

O professor e reitor agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da data do evento, 8 de dezembro, em que se comemora o Dia de Nossa Senhora da Conceição, da qual sua mãe era devota. O professor também destacou que a mesma paixão que tem pela medicina, tem pela escrita. “Quando me defrontei com a gestão pública, houve a necessidade de intensificar a leitura e trabalhar diferentes áreas da ciência, senti a necessidade de começar a escrever e, de 15 anos para cá, comecei a escrever crônicas, muitas delas falando de fatos sobre a nossa Universidade. A partir disso, comecei a gostar do hábito”, revelou.

O vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos disse que tem certeza que essa é uma grande contribuição do Natalino para a cultura e para a história da cidade: “Natalino, além de um grande gestor e um médico reconhecido, tem também uma veia intelectual e literária muito forte, já tendo publicado vários livros. Esse livro de crônicas é de fato um repositório de todo esse momento da pandemia e ele traz também o livro do Cochrane, em que exercita sua veia de analista da história, função que já tinha feito anteriormente com a ‘Análise Sobre o Serviço de Medicina’ e o livro sobre o médico Tarquínio Lopes Filho”.

Colaboração com a AAUFMA

A renda arrecadada dos livros foi doada para a Associação de Amigos da UFMA (AAUFMA), em que Graça Ferro, presidente da Associação, agradeceu e comentou que a cerimônia foi uma dupla satisfação: “Primeiro por estar prestigiando esse evento, realizado por uma pessoa como Natalino, que além de associado, é um amigo, e, segundo, pelo investimento, pelo qual somos muito gratos”, afirmou.

Veja as fotos da cerimônia:

Lançamento dos livros do reitor e escritor Natalino Salgado - 08-12-2022

Por: Juan Terra