Projeto Eosolar é apresentado ao reitor Natalino Salgado e ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez

publicado: 26/08/2021 12h19, última modificação: 26/08/2021 19h52

Na manhã de terça-feira, 24, o reitor Natalino Salgado participou da apresentação do Projeto EoSolar, do Instituto de Energia Elétrica (IEE) da UFMA, ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez. Desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão com investimento dos grupos Equatorial e Gera Maranhão, além de parceria da Fundação Sousândrade, Camargo Schubert Engenheiros Associados, Albitec Consultoria e Manutenção de Sistemas e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o projeto visa realizar pesquisas sobre o potencial de energia eólica e solar no Maranhão.

A ideia é entregar, em agosto de 2023, um mapa interativo on-line de energia eólica e solar com acesso livre, com a perspectiva de ser um agente fomentador de investimentos da indústria de energias renováveis. O projeto será executado no Instituto de Energia Elétrica e conta com a colaboração dos professores do Departamento de Engenharia Elétrica e do Departamento de Engenharia da Computação, além de alunos dessas graduações e do mestrado e do doutorado.

O reitor Natalino Salgado destacou a importância do financiamento para um projeto como esse. “A cooperação que está sendo feita entre as instituições é de extrema importância para a aceleração e o desenvolvimento do projeto. Portanto, com essa parceria do setor público e privado, investimento e apoio técnico, essa realização será possível”, realçou.

Edilson Baldez, diretor da Fiema, também falou sobre a importância dessas parcerias e a necessidade do projeto para o desenvolvimento de energia no Maranhão. “Quando tivemos conhecimento da parceria entre essas instituições fomos convidados a conhecer o projeto e imediatamente nos colocamos à disposição para fazermos parte desse trabalho, que é necessário, pois o Estado do Maranhão ficou atrasado com relação ao desenvolvimento de energias renováveis e agora vamos juntos correr contra o tempo, ampliar essa parceria para acelerarmos o desenvolvimento desse projeto, para que o nosso Maranhão possa se aproximar quanto antes dos outros estados que já avançaram nesse setor”, destacou.

Fernando Carvalho, pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), também comentou os benefícios que o projeto proporcionará ao Maranhão. “O projeto Eosolar tem um alcance enorme para o Maranhão, considerando que nós vamos produzir um atlas de energia eólica e solar no estado, que vai trazer oportunidade para o empresário conhecer as áreas que têm maiores potenciais energéticos e, dessa forma, efetuar investimentos e, consequentemente, trazer desenvolvimento para o estado com geração de empregos”, analisou.

Segundo o coordenador do projeto, Denisson Queiroz Oliveira, uma das principais ideias com o projeto é garantir a interação entre a academia e a indústria por meio da criação, com a participação dos alunos, de serviços e produtos inovadores que proporcionem melhorias para a sociedade. “Os alunos de graduação e pós-graduação fazem parte da equipe do projeto. Eles atuam no trabalho de campo, de montagem, comissionamento de equipamentos e também na produção cientifica, tudo isso para proporcionarmos benefícios para a sociedade em geral”, finalizou.

Saiba mais

Também estiveram presentes os vice-presidentes executivos da Fiema Celso Gonçalo, Fábio Nahuz e Luiz Fernando Renner, além do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Raimundo Arruda; do superintendente da Fiema, César Miranda; do coordenador de Ações Estratégicas da Fiema, José Henrique Polary; e do consultor da Fiema Ronaldo Carmona.

Por: Kelle Dias