Reitor Natalino Salgado participa da 152ª reunião extraordinária do conselho pleno da Andifes

publicado: 23/06/2022 17h39, última modificação: 23/06/2022 20h00

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, participou, nesta quinta-feira, 23, em Brasília-DF, da 152ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnicos-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

A primeira reunião 100% presencial da associação, realizada após o início da pandemia de covid-19, foi pautada por uma programação com apresentação de painel, debates e definição de novos avanços às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Durante a reunião, o reitor Natalino Salgado participou das discussões sobre o Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover Andifes), o orçamento das IFES em 2022 e 2023, as ações das IFES na Pandemia e sobre os trabalhos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) com os hospitais universitários.

Natalino Salgado também participou do memorando de cooperação entre a Andifes e o Laboratório Nacional de Computação Científica-LNCC Supercomputador. Durante a reunião, houve ainda a apresentação e entrega do sistema de matrícula do Promover Andifes pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); palestra com o presidente da EBSERH, Oswaldo de Jesus Pereira; relato da terceira Conferência Mundial de Ensino Superior.

Em destaque, ainda, a apresentação do painel Sou Ciência, pelo professor Pedro Arantes e a definição da agenda de trabalho para 2022 e 2023. A Universidade Federal do Maranhão foi uma das instituições pioneiras na implantação do Promover Andifes. O programa visa oportunizar mobilidade de estudantes entre instituições federais por meio de vagas em disciplinas ofertadas em 12 universidades brasileiras.

Por: Paulo Washington