Reitor Natalino Salgado entrega certificado de agradecimento ao professor e médico epidemiologista Antônio Augusto Moura

publicado: 13/09/2022 14h13, última modificação: 13/09/2022 21h33

“Chega um momento na vida em que precisaremos parar. A pandemia nos ensinou que nunca saberemos quanto tempo vamos viver e, sobretudo, mostrou que devemos aproveitar a vida”: dessa forma, o professor e médico epidemiologista Antônio Augusto Moura da Silva se expressou em relação ao marco de sua aposentadoria, homenageado na terça-feira, 12, em uma solenidade no gabinete da Reitoria. Na ocasião, foi agraciado, pelas mãos do reitor Natalino Salgado, com o Certificado de Agradecimento ao seu legado na Universidade Federal do Maranhão.

Para Antônio Silva, a importância de ter sido prestigiado com o Certificado é significativo, no que concerne ao reconhecimento e à credibilidade que a UFMA demonstrou por toda a sua trajetória como profissional apto e qualificado, inclusive quando esteve na linha de frente na pesquisa científica de combate à pandemia de covid-19. Durante a solenidade, o médico lembrou-se de colegas que tiveram suas vidas tomadas pela doença e lamentou por eles não terem o mesmo privilégio de se aposentarem com condecorações da Universidade. “Diante disso, agradeço imensamente o reitor que sempre apoiou, desde o início de sua gestão, o nosso Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Embora exista uma certa limitação para a seleção de mais professores, Natalino sempre recorreu a essa nossa necessidade de contratar educadores”, reconheceu.

A iniciativa da homenagem visou reiterar a histórica contribuição que o epidemiologista traçou na Universidade. “O docente teve seu momento de grandes destaques na instituição, onde demonstrou seu compromisso, estímulo e desenvolvimento de projetos que formaram gerações, como, por exemplo, de Joyce Santos Lajes, que já foi sua aluna e que hoje lidera o Hospital Universitário. A solenidade é, sobretudo, uma forma de gratidão ao percurso dele, que dedicou boa parte de seu tempo à UFMA, assim somos gratos pela alma generosa que Antônio teve conosco”, comentou o reitor Natalino Salgado.

A homenagem contou, ainda, com a presença de pró-reitores, superintendentes, além de familiares, amigos e alunas. “Fui uma estudante da UFMA muito sortuda, pois eu tive o privilégio de aprender com Antônio. Também sou grata por tudo que ele produziu de conhecimento. Não foram apenas conteúdos em si, mas também o desprendimento, valor da ciência, conhecimento e a responsabilidade que ele me ensinou na graduação”, relatou a superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Santos Lajes, que já foi aluna do homenageado, como mencionado pelo reitor.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PGSC), Carolina Abreu de Carvalho, que também já foi aluna dele, a aposentadoria é um marco muito importante para ele, que tanto contribuiu na construção científica do PGSC e da Universidade. “Falo como uma pessoa que achava que iria mexer com camundongos, mas tudo mudou quando recebi uma ligação dele para ser bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica. Isso não só me surpreendeu completamente, como também mudou a minha vida, pois de camundongos passei a trabalhar com epidemiologia e saúde coletiva”, expressou, com emoção.

Saiba mais

Antônio Augusto também é doutor em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor em Epidemiologia pela Universidade de Oxford, pesquisador 1-A do CNPQ e editor chefe da Revista Ciência & Saúde Coletiva. Também é coordenador do Grupo de Modelagem da covid-19 na UFMA e membro do Comitê Operativo de Emergência (COE) da Universidade Federal do Maranhão, em que teve participação fundamental nas decisões tomadas em colegiado pela UFMA durante toda a pandemia.

Reitor Natalino Salgado entrega certificado de agradecimento ao professor Antônio Augusto Moura - 12-09-2022

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro