Notícias

Reitor Natalino Salgado e dirigente da Embrapa dialogam sobre parcerias

publicado: 03/02/2023 13h58, última modificação: 03/02/2023 20h55
Reitor recebe o novo chefe geral da Embrapa Cocais, Marco Aurélio Bomfim.jpeg

Na manhã desta sexta-feira, 3, o reitor Natalino Salgado recebeu o novo chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Aurélio Bomfim, em um visita de cortesia ao Câmpus. A visita teve por objetivo aproximar ainda mais a UFMA da Embrapa no Maranhão.

“Nós já somos parceiros em vários projetos de desenvolvimento de tecnologias para o Maranhão. Estou assumindo agora a gestão da Embrapa, aqui no Maranhão, pretendemos fortalecer essa parceria e, ao mesmo tempo, pensar em novas ações conjuntas entre a Embrapa e a Universidade, para que possamos apoiar o estado nesse desenvolvimento sustentável e trazer um pouco mais de parceria na infraestrutura, nos grupos de pesquisa. Viemos, também, convidar o reitor para a posse oficial, que ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 10, às 10 horas, no auditório do IFMA Monte Castelo”, afirmou Marco Aurélio.

A Embrapa é uma empresa de inovação tecnológica que trabalha com foco no desenvolvimento agrícola. “Nós já desempenhamos um trabalho há mais de 50 anos que tem ajudado o país a ser um grande produtor de alimentos. Hoje o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo e o segundo maior exportador de alimentos. O Maranhão possui um grande potencial de desenvolvimento agrícola e já está consolidado no sul do estado, onde há, em algumas regiões, núcleo de produção, além da agricultura familiar, que também é bastante importante. O estado tem a maior população morando no campo, 39% da população, com índices de desenvolvimento humano ainda muito desafiadores. Nós temos uma pauta também muito focada nesses grupos de produção de arroz, feijão, mandioca e coco babaçu. A Embrapa tem trabalhado nesses eixos para trazer inovação e inteligência na elaboração de políticas públicas”, explicou o chefe-geral eleito para um mandato de dois anos.

Reitor recebe o novo chefe geral da Embrapa Cocais Marco Aurélio Bonfin - 03-02-2023

Durante a reunião, ficou acertada uma visita ao câmpus de Chapadinha. “Nós já realizamos alguns projetos em conjunto com o câmpus, e, também, em outros, firmando parcerias com os cursos de Engenharia de Alimentos e de Nutrição. Há uma colaboração já de algum tempo no desenvolvimento de novos produtos à base de babaçu, então essas parcerias, que já vêm se consolidando, vão se tornando interdisciplinares, envolvendo áreas do conhecimento que não são totalmente ligadas às ciências agrárias. Além do mais, as parcerias também são muito poderosas para trazermos uma nova visão e novas tecnologias para o setor”, enfatizou Marco Aurélio.

O reitor Natalino Salgado destacou a importância de fortalecer essas parcerias que serão fundamentais para o desenvolvimento científico. “As ciências agrárias são de extrema importância para o estado e o país. Por meio dessa aproximação com a Embrapa, a comunidade acadêmica poderá realizar estudos e pesquisas nessa área e gerar conhecimento que contribuirão para a expansão da ciência e crescimento do estado. Com base nos estudos envolvendo a área agrícola, podem surgir diversas pesquisas que resultem em monografias, dissertações, teses e futuras premiações”, enfatizou.

Por: Sansão Hortegal

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: