Reitor Natalino Salgado e diretor de Relacionamento Institucional da RNP, Gorgoni Araújo, participam da abertura do 3º Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-MA

publicado: 24/11/2022 12h35, última modificação: 24/11/2022 12h35

Foi aberto, nesta quinta-feira, 24, o 3º Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-MA (WTR PoP-MA), evento voltado para gestores e equipes técnicas da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do Maranhão, bem como provedores de acesso à Internet. Estiveram presentes o reitor Natalino Salgado; o superintendente de Tecnologia da Informação da UFMA, Anilton Maia; o diretor de Relacionamento Institucional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Gorgoni Barreto Araújo; e o organizador do evento e técnico da STI, José Ribamar Santana Netto; além de representantes de várias instituições que usufruem e/ou são ligadas aos serviços da RNP, como o Instituto Estadual do Maranhão (Iema) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O PoP-MA é integrante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, que foi criada em setembro de 1989, com o objetivo de construir uma infraestrutura de rede Internet nacional de âmbito acadêmico. Essa iniciativa deu importante apoio à consolidação da Internet comercial que teve sua abertura em maio de 1995. A evolução da rede RNP foi marcada por grandes mudanças e atualizações tecnológicas que trouxeram o backbone para o atual patamar, chamado de rede Ipê.

O PoP-MA é um Ponto de Presença do Backbone RNP no Maranhão e tem como funções representar a RNP localmente, gerenciar a conexão com o backbone da RNP e das instituições usuárias, manter a infraestrutura do backbone local com qualidade, promover as TICs no estado e ser provedor de acesso e serviços de internet às instituições federais de ensino superior e institutos de pesquisas, tais como a UFMA.

Durante a abertura do Workshop, foi ressaltada a UFMA como parceira da RNP, que contribui com a manutenção da infraestrutura do PoP-MA e sua operação. Essa união, conforme foi citado no evento, tem gerado frutos importantes para a inclusão digital no Maranhão, em que foi possível integrar novos serviços e entregar mais disponibilidade aos clientes da RNP no estado.

Com a chegada dos circuitos de 100 gigas, a Universidade Federal do Maranhão será bastante beneficiada com o aumento expressivo de capacidade de conexão, permitindo que novos estudos e experimentos colaborativos sejam executados de forma mais fluida, e o compartilhamento de informações de larga escala, de maneira efetiva.

Atualmente, a RNP tem projetos de impacto para as instituições do estado, tais como redes de fibras ópticas em Pinheiro, Codó e Imperatriz, que entregarão velocidades de acesso de um gigabyte por segundo às instituições dessas cidades e a implantação de cabo submarino do Centro Espacial de Alcântara até o PoP-MA, com a finalidade de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

Na ocasião, o reitor Natalino Salgado contou um pouco sobre a história da união da Universidade com a RNP, que proporcionou um grande avanço tecnológico e gerou, inclusive, a realização — direta ou indiretamente — de todas as múltiplas ações que foram feitas durante o período de isolamento devido à pandemia de covid-19.

Gorgoni Araújo (foto abaixo), diretor de relacionamento institucional da RNP, enfatizou a colaboração da UFMA para RNP no estado. “Hoje nós temos uma imensa gratidão por essa Universidade, pelos usuários RNP no Maranhão. Unidos, nós vamos mais longe, estamos agora ligando Alcântara a São Luís por fibra óptica. Vamos continuar, passando por Parnaíba, chegando a Fortaleza. Isso já está em construção e será visto neste workshop, para ver que nem uma pandemia nos parou, mostra a força do nordestino, do maranhense e a certeza de que unidos nós venceremos”, afirmou.

Anilton Maia também ressaltou a união entre a UFMA e a RNP que o reitor Natalino Salgado atuou diretamente. “É um avanço gigantesco em que o reitor Natalino Salgado foi pioneiro e hoje continua com essa evolução. Quero agradecer também ao Gorgoni toda a contribuição nessa parceria e desejo um ótimo evento a todos”, declarou o superintendente da STI. O organizador do Workshop, José Netto, agradeceu a todos que contribuíram com a realização do evento e falou sobre a extensa programação.

Em sua palestra, Gorgoni Araújo falou sobre os valores e os serviços, sobre a infraestrutura de rede, a expansão do sistema e como pode ser consolidado o sistema RNP no Maranhão. Além disso, apresentou um vídeo intitulado “Manifesto da RNP”, em que ressaltou a sua instituição e a função dela em conectar pessoas a instituições, soluções e ideias.

Por: Luciano Santos