Reitor e diretor da Agência Espacial Brasileira realizam visita técnica ao Laboratório de Sistemas Eletrônicos Embarcados do curso Engenharia Aeroespacial

publicado: 26/08/2021 11h25, última modificação: 26/08/2021 19h38
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6

Na terça, 26, o reitor Natalino Salgado realizou visita técnica ao Laboratório de Sistemas Eletrônicos Embarcados (Labesee) do curso Engenharia Aeroespacial, com a presença do diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Paulo Roberto Braga Barros, com participação do coordenador geral do curso, Carlos Brito, e de professores e alunos, que apresentaram projetos e missões desempenhados no laboratório, entre iniciativas independentes ou em parceria com o Centro de Lançamento de Alcântara.

O laboratório foi equipado com o apoio da reitoria e da AEB, e os artefatos disponíveis variam desde impressoras 3D, equipamentos para produção de placas eletrônicas, uma sala para recepção de sinais de rádio emitidos por satélites em órbita, computadores e softwares para a elaboração de simulações necessárias para o bom andamento dos projetos planejados.

Entre os projetos apresentados por discentes, estão o Cubesat, um protótipo de satélite; e a missão Aldebaran, inspirado na estrela de mesmo nome, que tem a intenção de fornecer rastreadores para pequenas embarcações pesqueiras dos municípios costeiros do Maranhão. O objetivo é prevenir acidentes marítimos e garantir à população de pescadores maior segurança de trabalho e garantia de socorro caso necessário, principalmente durante a noite.

A colaboração é de benefício mútuo entre a Agência Espacial Brasileira e a UFMA, contou Paulo Roberto Barros. “O objetivo principal era que alunos se iniciassem na engenharia de sistemas para construções de pequeno porte, como é o Cubesat. É um projeto que antes demoraria mais tempo, mas, com a capacitação que vem surgindo, já pode ser desenvolvido em tempo recorde. É um prazer imenso e uma alegria para a AEB investir nesses planos e ver que os alunos estão evoluindo cada vez mais na área espacial”, exaltou.

O coordenador Carlos Brito destacou que o espaço promove uma ponte necessária entre a teoria e a prática científica. “A engenharia é uma área estratégica para todo país que quer se desenvolver. É muito importante que a gestão atual da UFMA tenha um olhar especial para o nosso curso e para as nossas pesquisas. Trata-se de um projeto que vislumbra aproveitar o potencial do nosso estado, que possui uma das melhores bases espaciais do mundo, e nossos alunos agora tiveram a oportunidade de participar de um projeto de ampliação do Centro de Lançamento”, explicou.

Novas atividades relacionadas a experimentos com sondas estratosféricas e lançamento de balões estão em desenvolvimento pelos alunos, em colaboração com o Centro de Lançamento de Alcântara. Também estão em planejamento propostas de experimentação com a microgravidade, em direcionamento para pesquisas acadêmicas. “A ideia é expandir esse laboratório, trazendo tudo que for relacionado à tecnologia de satélites e criando um local onde os alunos possam vivenciar na prática os ensinamentos”, declarou Carlos.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa