Reitor Natalino Salgado assina portaria que implementa o Programa de Gestão na UFMA

publicado: 31/05/2022 18h18, última modificação: 01/06/2022 00h01
Reitor Natalino Salgado assina portaria para a implementação do teletrabalho na UFMA.jpg

Foi assinada, nesta terça-feira, 31 de maio, pelo reitor Natalino Salgado, a portaria que implementa o Programa de Gestão, que pode ser executado por meio do teletrabalho nas modalidades integral ou parcial, e será aplicado em alguns setores da Universidade. No dia 19 deste mês, já havia sido apresentado o “Programa de Gestão: Projeto de Modernização do Teletrabalho”, baseado na Instrução Normativa (IN) 65/2020, elaborado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), pela Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) e pela Diretoria de Tecnologia da Educação (DTED).

Após a cerimônia, o reitor comentou que a portaria assinada é parte do projeto de modernização da Universidade, um compromisso firmado pela sua gestão, visando melhorar alguns processos e assim facilitar a vida acadêmica. “O teletrabalho permitirá melhor qualidade de vida para o funcionário, melhor desempenho do servidor, redução de custos administrativos e maior eficiência”.

Ele pontuou que aqueles trabalhadores inseridos no teletrabalho serão acompanhados por meio de um sistema desenvolvido pelo STI, sendo possível, avaliar o desempenho do servidor. "O modelo de teletrabalho não será aplicado a todos os servidores da instituição. O chefe de cada setor será o responsável por avaliar e definir aqueles que podem ou não aderir ao programa", afirmou o reitor.

Reitor Natalino Salgado assina portaria para a implementação do teletrabalho na UFMA - 31-05-2022

A pró-reitora de gestão de pessoas, Marília Valente, parabenizou o reitor Natalino Salgado por, mais uma vez, estar avançando na gestão pública, implantando o sistema e colocando a UFMA num patamar de pioneirismo entre as instituições de ensino superior, visto que é a segunda universidade a aderir ao teletrabalho. Atualmente, segundo ela, existem mais de oitenta instituições públicas, entre órgãos de controle e entidades governamentais, adotando esse sistema que já foi testado e aprovado por alguns servidores da Universidade. "O servidor estará seguro com a adesão ao programa e poderá realizar o trabalho vinculado a um plano individual, elaborado em conjunto com sua chefia imediata. Esse plano traça metas a serem cumpridas por esse servidor durante um período de 30 dias e poderá ser repactuado conforme a necessidade”, afirmou.

A concretização dessa portaria é fruto do trabalho de uma comissão, presidida pela servidora Graziela Beltrão. “Foi instituída uma comissão que realizou os estudos sobre as normas que tratam do programa de gestão, em seguida, foram apresentadas as modalidades do teletrabalho, e como será implantado. Com a portaria  assinada hoje, pelo reitor,  iniciaremos os trabalhos de divulgação e de apresentação para os servidores. Elaboraremos vídeos instrucionais e um faq com possíveis perguntas e respostas, que venham a sanar quaisquer dúvidas dos servidores”, explicou.

A previsão é de que essa forma de trabalho traga ainda outras vantagens aos funcionários e à instituição, além dos já mencionados pelo reitor, como atrair novos servidores e manter os que já fazem parte da UFMA; o desenvolvimento da motivação e comprometimento; o aumento da produtividade e da qualidade das entregas dos serviços; maior eficiência e busca por resultados; entre outros.

Clique para ter acesso à Portaria Nº 385/2022, que estabelece os procedimentos gerais a serem observados pelos servidores em exercício na UFMA, relativos à implementação do Programa de Gestão na UFMA.

Por: Kaio Lima

Produção: Sansão Hortegal