publicado: 15/10/2021 08h42, última modificação: 16/10/2021 22h50
Parceria acontece dentro da Comissão de Desenvolvimento Integrado (CDI-CEA), presidida pelo MCTI, com o objetivo de formular um programa de desenvolvimento para a região
Reitor Natalino Salgado apresenta projetos de educação e desenvolvimento em Alcântara para o MCTI.jpeg

O reitor Natalino Salgado esteve reunido nessa quinta-feira, 14, em Brasília, com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, para apresentar projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Maranhão, voltados à capacitação de pessoas na região de Alcântara e para o desenvolvimento urbano das agrovilas, que ficam próximas ao Centro de Lançamento de Alcântara.

O reitor apresentou três iniciativas: a construção do Planetário – Espaço da Ciência para integrar atividades de popularização da ciência; o Trilhas do Aperfeiçoamento, que vai promover cursos de capacitação em diferentes áreas; e um projeto de urbanização das agrovilas. A parceria entre a UFMA, o ministério e outras instituições da região ocorre dentro da Comissão de Desenvolvimento Integrado (CDI-CEA), presidida pelo MCTI, com o objetivo de formular um programa de desenvolvimento para a região.

Segundo o reitor, os projetos têm como foco o desenvolvimento social e econômico da região tendo em vista o funcionamento da base de lançamento. “Dentro desses projetos, tem a parte de capacitação e formação das pessoas que moram em Alcântara, em especial jovens. Falamos também sobre a possibilidade de a Universidade criar novos cursos para ajudar a cidade e trouxemos ainda o Espaço da Ciência, um planetário que devemos concluir até o ano que vem”, afirmou.

Ao final da reunião o ministro do MCTI, Marcos Pontes, destacou que o objetivo do ministério é ter parcerias para desenvolver a região e contar com pessoas da própria comunidade para trabalhar no Centro de Lançamento e proximidades. “A gente precisa de muitos cursos para gerar empregos na região e preparar as pessoas para atuarem no centro e na região. Há uma miríade de possibilidades para os moradores da comunidade”, enfatizou.

Natalino Salgado Filho, Reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Por: MCTI