UFMA concede outorga de grau a 108 estudantes do Centro de Ciências Sociais em cerimônia remota via canal institucional no Youtube

publicado: 18/03/2021 13h22, última modificação: 18/03/2021 13h44
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

“Os tempos são outros e não estão fáceis, mas precisamos e devemos avançar mesmo nas nossas adversidades”: com essas palavras e expressando gratidão, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, deu início à cerimônia de Colação de Grau do Centro de Ciências Sociais (CCSo), que foi realizada no formato on-line na noite de ontem, 17, com transmissão pelo canal institucional da UFMA pelo Youtube. Ao todo, 108 estudantes receberam a outorga de grau, referente ao semestre 2020.1, dos cursos de Administração, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Rádio e TV, Comunicação Social - Relações Públicas, Direito, Hotelaria, Pedagogia, Serviço Social e Turismo.

Gratidão também foi a palavra que o paraninfo oficial da solenidade, Ademir Martins, professor do curso de Administração, frisou em todo seu discurso. “Tenho gratidão pelos esforços que cada um passou para chegar até aqui, como também devemos saudar aqueles colegas, familiares, amigos, professores e todas as pessoas do curso que lutaram ao lado de vocês na conquista deste momento. Gratidão pela instituição que luta para que políticas sociais sejam implantadas para que mais pessoas tenham condições de chegar à educação que se precisa. Essa gratidão representa o amor por nós mesmos, por aquilo que nós somos e por aquilo que conseguimos nos tornar”, discursou.

Sem os abraços calorosos de amigos e professores, sem toda a agitação da comemoração presencial e sem a presença de toda a sua família, a oradora oficial da cerimônia, Dayana Nabate Meireles, do curso de Turismo, não conseguiu segurar as lágrimas ao relembrar a trajetória universitária. Emocionada, ela frisou que a formação acadêmica e profissional deve ser pautada no cuidado com o ser humano.

“O ser humano é a obra-prima de toda profissão sobre a qual não devemos nos esquecer de resguardar todo o respeito que lhe é pertinente. Seja como for, antes de serem nossos futuros clientes, alunos ou pacientes, os seres humanos são, acima de tudo, pessoas, humanos como nós. Sonhar, conquistar uma consolidada profissão e construir o sucesso em todos os âmbitos na vida custa o valor exato dos investimentos na fé, esperança, disciplina, superação, no empreendedorismo, na ousadia e coragem para superarmos a nós mesmos”, declarou.

Como sinal de esperança em tempos melhores e júbilo pela conquista desses novos profissionais entregues à sociedade, o reitor Natalino Salgado afirma que a Universidade — quer seja na graduação, na pós-graduação, na pesquisa, na extensão, ou na internacionalização — evolui mesmo em tempos difíceis.

“Na diversidade, estamos avançando, mas com um foco: responsabilidade de uma educação de qualidade com compromisso social. A crise sanitária mundial impacta, de forma instantânea e simultânea, os principais elementos da vida humana com os quais mensuramos o desenvolvimento, que é dar aporte à saúde, a educação e a renda das pessoas, mas nenhum desses fatores substitui o humano, ou seja, pessoas apaixonadas e comprometidas com aquilo que fazem”, encerrou o reitor.

Também estiveram presentes na solenidade virtual de colação de grau o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Ensino (Proen), Isabel Ibarra Cabrera; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Walber Lins Pontes; a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Marília Cristine Valente Viana; o pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Silva Soares; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Josefa Bentivi Andrade; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; a superintendente do Hospital Universitário, Joice Santos Lages; e a diretora do Centro de Ciências Sociais, Lindalva Maia Maciel.

Assista na íntegra a cerimônia de Colação de Grau do CCSo de 2020.1:

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque