Notícias
Reitor inaugura sala de videoconferência, laboratório e o Espaço Inovação, no Centro de Ciências de Balsas
O reitor Natalino Salgado, acompanhado da diretora do Centro de Ciências de Balsas (CCBl), de pró-reitores, superintendentes e do vice-prefeito de Balsas, Celso Henrique Borgneth, que é professor do câmpus, e demais autoridades locais, inaugurou nessa terça-feira, 28, a sala de videoconferência, o laboratório de Ecotoxicologia e Biotecnologia Ambiental (LEBia) e o Espaço Inovação.
A Sala de Videoconferências é um espaço a ser utilizado para reuniões on-line, defesas de TCC, Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado de forma remota, participação em eventos virtuais, entre outras atividades. A sala possui um equipamento de alta tecnologia para imagem teleguiada sob comando da voz, ou seja, a imagem é ajustada automaticamente para quem estiver falando no momento. O aparelho fica interligado a um computador e a uma TV de 75 polegadas.
Já o LEBia é um laboratório que atua na avaliação dos efeitos dos xenobióticos em organismos aquáticos, terrestres e com potencial de risco à saúde humana, bem como no desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos. Coordenado pela professora Débora Batista, que também é coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, o objetivo do laboratório é amparar pesquisas acadêmicas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, e Pós-Doutorado, vinculados aos cursos de graduação e programas de pós-graduação. Esse mais novo laboratório atenderá às demandas tanto mercadológicas quanto do setor privado. Nele, haverá refrigeradores, freezers, microscópio binocular biológico, capela de exaustão para gases e centrífuga tubos.
“Essa inauguração reforça o compromisso da gestão superior da UFMA com o CCBl. O laboratório vai subsidiar as pesquisas que já estão sendo realizadas por diversos professores e por alguns docentes específicos do curso de Engenharia Ambiental, desde o ensino e a pesquisa na graduação quanto na pós-graduação. Atualmente, temos uma pesquisa que é financiada pela Fapema, que é a pesquisa de monitoramento ambiental da bacia hidrográfica do Rio Parnaíba, a qual já estamos tendo resultados, e esse laboratório vai subsidiar essa pesquisa que está em andamento”, explicou a professora Débora.
Já o Espaço Inovação é um local que fomentará a criatividade e a experimentação, a fim de conectar pessoas, instituições e empresas para estimular o empreendedorismo e a inovação em torno da comunidade acadêmica da UFMA, em Balsas. A organização de espaços físicos como o do “Espaço Inovação” é fundamental para incentivar a criatividade dos indivíduos. Além de criar um ambiente de inovação, é preciso estabelecer um sistema de governança que fortaleça as relações sociais entre os diversos stakeholders.
“Estamos desenvolvimento ações de conscientização com a comunidade acadêmica, no sentido de disponibilizarmos palestras e seminários e, em um segundo momento, trazer empresas para um processo de incubação. Com esse espaço, podemos dar visibilidade para alguns projetos de inovação que já vêm sendo desenvolvidos e, na região de Balsas, podemos fazer com que esses projetos afetem socialmente ou em um diferencial competitivo para as empresas aqui da região”, detalhou o professor Jefferson Fontinele, que integra a equipe de criação junto com os professores Regina Mendes e Cláudio Luís de Araújo Neto.
As principais ações desse espaço será o de colaborar com a política tecnológica e de inovação, diagnosticar o potencial de inovação, reunir talentos e colaboradores para explorar invenções, incentivar a criação de empresas de base tecnológica e empregos qualificados. Essas ações deverão explorar, principalmente, o potencial criativo e de desenvolvimento de soluções de base tecnológica latente do Centro de Ciências de Balsas e da região. O local pode ser um catalisador na criação de empresas que transformem as matérias primas produzidas na região, e já conta com o apoio do Ecossistema Local de Inovação de Balsas, do Sebrae e da Prefeitura de Balsas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Para a diretora do CCBl, Gisélia Brito, esses três espaços inaugurados têm grande relevância para a produção científica do câmpus. “O primeiro foi a sala de videoconferência, com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação, que facilita e muito para realizarmos nossas reuniões virtuais, defesas de TCC remotas e o contato com outras instituições parceiras de Balsas. O laboratório da Engenharia Ambiental, que já existia e faltava somente um espaço físico, vem dar um suporte às pesquisas de graduação e de pós-graduação que os professores já realizam. Já o Espaço Inovação nos situa em um lugar privilegiado dentro do ecossistema de inovação. A UFMA é parceira é membra do conselho diretor do Ecossistema de Inovação de Balsas, e com essa edificação, estruturamos e formalizamos uma parceria maior baseada nas pesquisas e nos projetos que os nossos professores-pesquisadores vão desenvolver e realizar aqui neste espaço. É um local de criação de ideias, de inovação e de expansão daquilo que a gente quer para a Universidade”, explicou.
Para o reitor Natalino Salgado, a instalação desses espaços é um avanço e investimento da Universidade para incentivar a produção científica do local. Segundo ele, é a base da ciência em diversas áreas para atender a essa aptidão de massa crítica de professores doutores e de pesquisadores do câmpus de Balsas.
“Esse laboratório de ecotoxicologia e biotecnologia permitirá que o pesquisador busque os xenobióticos em organismos aquáticos e com potencial, também, de complicações para a vida humana, além de outras pesquisas na área de biotecnologia, produção de produtos, entre outros. Já o Espaço Inovação abre uma perspectiva de criatividade para nossos alunos, nossos professores, e em uma área em que a inovação estará sempre muito presente e, a partir daí, cria-se o empreendedorismo, a relação que se tem entre aquilo que se descobre dentro da Universidade e o potencial que se tem de levar esse conhecimento para a vida humana, no dia a dia, com uma inter-relação com as empresas. Esse é um ponto chave de conexão entre a Universidade e o mundo lá fora, a pesquisa se torna fundamental em um ambiente universitário”, reafirmou o reitor.
Veja mais fotos da inauguração
Homenagens
Como forma de agradecimento, a Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Balsas, entregou ao senhor Pedro Augusto Ticianel, da Agroserra Industrial Ltda, representado por Nilmar Xavier, ao prefeito de Balsas, Erick Augusto Costa, e ao vice-prefeito Celso Henrique Borgneth, uma moção de agradecimento pelo apoio concedido ao CCBl.
Para o gerente administrativo da Agroserra, Nilmar Xavier, a UFMA é uma grande parceira da empresa. “Por causa da elevada temperatura de Balsas, recentemente, fizemos a doação de persianas para vários locais do câmpus, então, deve ter melhorado significativamente o ambiente nas salas de aula, que era um pedido constante da professora Gisélia. A Agroserra recebe essa moção com muita satisfação, porque a UFMA está sempre presente na cidade e com grandes parcerias. Atualmente, na Agroserra, nós temos egressos e estagiários da UFMA, e isso mostra que é uma forma de retornarmos para a sociedade, o que a Universidade já nos dá: uma mão de obra qualificada na região”, disse.
O vice-prefeito de Balsas, Celso Henrique Borgneth, que é professor do curso de Engenharia Civil de Balsas, e estava representando o prefeito da cidade, Erick Augusto, destacou que a UFMA é um marco para a região, porque são dez anos que ela tem feito a diferença no município. “Sempre na medida do possível, estamos ajudando a Universidade, na questão do transporte, da limpeza da coleta de resíduo sólidos e dos pedidos que às vezes são encaminhados para a prefeitura. Como a UFMA tem uma governança federal, nós, como municípios, vemos a importância muito grande da Instituição para a cidade, por isso buscamos sempre ajudar, dentro das nossas limitações e do que é possível ser feito. É com grande orgulho que recebemos essa moção de agradecimentos, porque tentamos fazer o possível, a vontade é de fazer muito mais, mas os recursos que vêm para o município não conseguimos estender, porém os engenheiros e técnicos que aqui se formam, o ensino, a pesquisa e a extensão que ocorre aqui no câmpus, vem influenciando muito a cidade de Balsas, por isso só temos a agradecer esse reconhecimento”, afirmou.
A diretora do CCBl, Gisélia Brito, explica que objetivo da homenagem dedicada à Agroserra e à Prefeitura é agradecer a parceria e colaboração que eles têm prestado ao câmpus de Balsas. “Sempre digo que a educação se constrói com parcerias. Nós temos que construir laços para melhorar, porque a Universidade, que é ensino, pesquisa, extensão e inovação, melhora o município onde ela está, não só local, mas os adjacentes. A UFMA tem esse grande papel social de transformação da realidade e tem se destacado, porque o mercado carecia de engenheiros e nós temos formados profissionais qualificados para o mercado e às vezes a prefeitura chega, nos pede estagiários e não temos o suficiente. Então, estamos juntos com a Secretaria de Educação do Município e com a Secretaria Regional do Estado, fazendo toda uma mobilização para que sociedade de Balsas e do entorno saiba que estudar na Universidade Federal do Maranhão, não precisa pagar, e que ele pode ter acesso, a Universidade é de todos nós”, frisou.
Veja mais fotos da homenagem
Por: Sansão Hortegal
Revisão: Jáder Cavalcante