Reitor e pró-reitores recebem cônsul dos Estados Unidos para propor ações a discentes da graduação e da pós-graduação

publicado: 27/03/2023 11h51, última modificação: 27/03/2023 15h51
O encontro teve por objetivo tratar sobre possíveis ações conjuntas direcionadas aos alunos de graduação e pós-graduação da UFMA com instituições de ensino superior americanas

Na manhã de sexta, 24, o cônsul de Cultura, Educação e Imprensa, Jeffrey Lodermeier, oficial de Diplomacia Pública do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, Pernambuco, realizou uma visita ao Gabinete da Reitoria para dialogar com o reitor Natalino Salgado Filho e pró-reitores sobre possíveis ações conjuntas aos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão com instituições de ensino superior americanas.

Para ampliar as parcerias da UFMA internacionalmente, durante a reunião, foram apresentados ao cônsul o curso de Engenharia Aeroespacial e as ações realizadas junto com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a fim de formalizar parcerias que ampliem a mobilidade estudantil às universidades americanas.

O Consulado Americano tem por objetivo apoiar a educação nas áreas de idiomas, ciência e tecnologia. Na ocasião, Jeffrey Lodermeier lembrou que, em 2022, foi lançado o projeto “Super Teens”, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Centro de Línguas e Cultura do Maranhão (CLC). Entre dez instituições da região Nordeste, a Universidade foi selecionada para receber fundos e apoio na oferta de ensino da língua inglesa, ciência e tecnologia aos estudantes de escolas públicas de São Luís.

O cônsul demonstrou interesse em conhecer mais sobre o fortalecimento da ciência e tecnologia na área espacial. “Pretendo, futuramente, envolver a UFMA no projeto ‘Space Suit Nordeste’, inclusive, pretendemos trazer essa iniciativa para o estado mais natural do Brasil, o Maranhão. Para além de sua potência, é um projeto que tem muito a ver com o Centro de Lançamento que há em Alcântara”, comentou.

Segundo o pró-reitor da Pró-Reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho, a Universidade assinará um acordo de cooperação com o cônsul do Governo Americano. “Por meio desse acordo, estaremos aptos para formalizar protocolos de intenções com as instituições americanas, em que também será possível encaminhar os nossos alunos para realizarem estágios, pós-graduações, mestrado e doutorado acadêmico. Fortalecer a nossa internacionalização é vital para que a UFMA possa ser vista cada vez mais internacionalmente”, destacou.

Veja as fotos da visita do cônsul:

Pró-reitor da Ageufma recebe cônsul dos Estados Unidos no Gabinete da Reitoria - 24-03-2023

Por: Lucas Araújo

Fotos: Bruno Goulart