Reitor Natalino Salgado e novo coordenador de Medicina do Câmpus Imperatriz se reúnem para debater demandas do curso

publicado: 08/02/2022 19h21, última modificação: 09/02/2022 14h51
WhatsApp Image 2022-02-08 at 13.25.23.jpeg
WhatsApp Image 2022-02-08 at 13.25.23 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-02-08 at 13.25.24.jpeg

Nesta terça-feira, 8, foi realizada uma reunião do reitor Natalino Salgado com o novo coordenador do curso de Medicina do Câmpus de Imperatriz, Marcos Antônio Custódio; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho; e a chefe da Divisão de Integração Acadêmica e Profissional (Diap) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Natália Ribeiro Mandarino, para tratar sobre as demandas da respectiva graduação, entre elas a possibilidade de oferta de internato na capital maranhense — em caráter excepcional — a parte dos estudantes da 9ª turma de Medicina do Câmpus Imperatriz, tendo em vista a dificuldade de campo de prática no município no contexto da pandemia. Uma nova reunião com a Coordenação e com o Departamento de Medicina do Câmpus São Luís deverá ocorrer ainda esta semana.

O coordenador do curso de Medicina explicou que são aproximadamente 30 alunos do curso que entrarão no internato, e o professor, esta semana, está averiguando a possibilidade de alguns deles realizarem a prática, de três a quatro meses, em unidades de saúde da capital maranhenses cadastradas pela Diap. “Isso vai depender de quanto o Hospital Universitário conseguir absorver, talvez cinco, dez alunos, consigam vir e já vai nos ajudar a suprir essa demanda”, declarou o docente.

Recém-eleito no processo eleitoral da UFMA para diretores de centro e chefes e coordenadores de curso, Custódio mencionou que, entre as ações planejadas, estão a consolidação do curso de Medicina em Imperatriz, a reformulação do projeto político-pedagógico, a conclusão das obras do prédio de Medicina na Unidade Bom Jesus do Câmpus Imperatriz e a seleção de novos docentes, via concurso e/ou seletivos de professor substituto.

O reitor ressaltou que a gestão superior está à disposição para a resolução das questões, fato elogiado por Marcos Custódio. “O encontro foi bastante produtivo, atendeu ao nosso propósito inicial, de atender à demanda em caráter excepcional. Sempre somos bem recebidos, então saio esperançoso”, pontuou.

Por: Luciano Santos

Fotos: Luciano Santos