Notícias
Reitor da UFMA recebe alunos do Programa Move La América
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, recebeu, nessa quinta-feira, 22, alunos e coordenadores que fazem parte do Programa Move La América. O programa concede bolsas para mestrado-sanduíche, com duração de dois a três meses, e para doutorado-sanduíche, com duração de dois a seis meses.
O Programa Move La América tem por objetivo complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo-se o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) e a criação de um ambiente institucional internacional.
“É uma enorme satisfação recebê-los em nossa Universidade, este é um momento em que a UFMA reconhece a importância de sua internacionalização. Recebemos hoje três alunos pelo Programa Move La América, sendo um aluno da Costa Rica e dois da Colômbia, que estão realizando Mestrado e Doutorado na modalidade sanduíche nos Programas de História e Saúde Coletiva. Iniciativas como essa proporcionam maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira, permitindo a troca de conhecimentos dos discentes e docentes brasileiros com pesquisadores atuantes no exterior”, afirma o reitor Fernando Carvalho.
Para a estudante Paola Rios, Mestra em Epidemiologia pela Universidad Fundacional Área Andina de Colômbia, o mestrado sanduíche é uma boa oportunidade de trocar conhecimentos e manejar dados com grandes profissionais. “ Hoje estou aqui na Universidade Federal do Maranhão para realizar estágio em Epidemiologia no Programa de Saúde Coletiva com enfoque em Bioestatística. Estou muito contente pela recepção e pela oportunidade de aprofundar nossos temas de estudo, “ressalta a estudante.
O Move La América concede bolsas para estudantes de Mestrado ou Doutorado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe. Durante a permanência no Brasil, os alunos realizam estágio, pesquisas, atividades de extensão e também têm a possibilidade de cursarem disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG).
Segundo a estudante Mariana Blanco Ortiz, Mestra em História Aplicada pela Universidad Nacional de Costa Rica, esse é um momento de troca de experiências entre as duas Universidades. “Encontro-me aqui para participar de atividades acadêmicas e de formação no Programa de Pós-graduação em História, hoje faço parte de um estudo sobre as religiões e culturas do Brasil. Esse é um importante processo de integração e de complementação para a minha formação e a oportunidade de criar vínculos profissionais para fortalecer as pesquisas entre os países latinos americanos”, conclui a estudante.
Por: Priscila Abreu
Revisão: Jáder Cavalcante