Notícias

Reitor da UFMA recebe a Empresa Júnior Insight de Engenharia Elétrica, parceria que fortalece a inovação na Universidade

publicado: 09/06/2025 09h01, última modificação: 09/06/2025 12h04
Reitor da UFMA recebe a Empresa Júnior Insight de Engenharia Elétrica, parceria que fortalece a inovação na Universidade

Em nosso dia a dia, é comum aparelhos ficarem ligados em salas vazias, ou em horários fora de uso, o que gera consumo desnecessário, aumento na conta de energia e um grande esforço, seja em tempo ou pessoas para ligar e desligar manualmente os aparelhos de ar-condicionado. Sem uma automação adequada, diferentes usuários ajustam os aparelhos manualmente conforme as suas preferências, causando variações excessivas de temperatura e dificuldade no controle do ambiente.

Para evitar desperdício de energia dentro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a equipe Insight está desenvolvendo um projeto que oferece automação e sustentabilidade no uso de ar-condicionado. “Esta proposição para a Júnior Insight da Engenharia Elétrica desenvolver um grande projeto de automação dos ares-condicionados da nossa Universidade cumpre mais dois compromissos do nosso Programa de Gestão: a UFMA sustentável e o fomento e parcerias com nossas empresas juniores para a realização dos serviços de que a Universidade precisa", salienta o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.

“Nós, da equipe Insight, fruto do curso de Engenharia Elétrica da UFMA, apresentamos para o reitor Fernando Carvalho um pouco sobre o nosso Projeto de Automação para ar-condicionado. Estamos muito felizes por termos a oportunidade de desenvolver um projeto que vá prestar serviço para a nossa Universidade, contribuindo com a economia de energia elétrica e também com o meio ambiente e a sustentabilidade", afirma Carla Oliveira da equipe Insight.

O projeto apresenta uma Plataforma de Monitoramento e Controle que permite a gestão remota de equipamentos e processos, ele coleta dados em tempo real, fornece diagnósticos e possibilita intervenções automáticas para otimizar a eficiência operacional. Medidores de consumo energético monitoram o gasto dos ares-condicionados, disjuntores inteligentes registram e controlam o acionamento dos equipamentos e por fim todos os dispositivos enviam dados para a Central de Controle.

Por: Priscila Abreu

Fotos: Priscila Abreu

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: