Notícias

Reitor da UFMA realiza visita aos prédios de Enfermagem e Biblioteca Central na manhã dessa sexta-feira, 10

publicado: 11/11/2023 12h00, última modificação: 13/11/2023 17h51
eitor da UFMA realiza visita aos prédios de Enfermagem e Biblioteca Central na manhã dessa sexta-feira, 10

Nessa sexta-feira, 10, o então reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, visitou os prédios de Enfermagem e Biblioteca Central para apresentar à comunidade acadêmica as novas estruturas que integram o Câmpus de São Luís. A previsão para a inauguração dos novos prédios é para o dia 21 de novembro, com a visita do Ministro da Educação, Camilo Santana. Nas visitas, o reitor Natalino Salgado conduziu tours pelos locais, proporcionando momentos de diálogo com pró-reitores, superintendentes, diretores, chefes de departamento, servidores e discentes da Universidade.

Prédio de Enfermagem 

O prédio de Enfermagem tem dois andares e conta com amplas instalações modernas. O piso térreo possui onze salas de aula, biblioteca, diretório acadêmico, ambulatório, área de vivência, refeitório e sanitários. Já no piso superior, possui, em média, 18 laboratórios, sala de reunião, duas salas de pós-graduação, setor administrativo, sanitários e vestiários.

Durante o encontro, o reitor pontuou sua felicidade ao falar sobre a conclusão da obra do prédio de Enfermagem: “Isso era um sonho, uma aspiração de década, o Curso de Enfermagem, o curso mais antigo da nossa Universidade, que possui bons professores, pós-graduações, pesquisa e discentes empenhados, que se tornam referência dentro da profissão no nosso estado. Essa obra foi uma promessa nossa, nós iniciamos na segunda gestão a reformulação e a construção desse novo prédio, pois a antiga estrutura foi praticamente demolida, e nós o transformamos em um prédio completamente novo, confortável, com muitos ambientes para atender às demandas do curso, e essa visita técnica foi para mostrar a conclusão da obra, apresentar a ambientação que ainda está sendo concluída aos docentes e discentes para o maior conforto possível, e temos o período de férias para encerrarmos esse processo, para então, no próximo semestre, já recebermos os alunos aqui nesta nova estrutura” relatou.

Andrea Cristina Oliveira Silva, professora do curso de Enfermagem, fala um pouco sobre o sentimento que a preenche ao visitar o prédio: “Olha, nós presenciamos toda a reforma do prédio, para nós, tem sido um sentimento de nostalgia, chegar hoje e ver ali na entrada o nome do nosso curso foi bastante emocionante. É claro que essa é uma luta antiga, o próprio reitor falou aqui durante a cerimônia, é uma luta de vários professores e alunos que travamos nos últimos anos, tentando reformar e ter um prédio de qualidade na altura daquilo que nós ensinamos, então eu penso que é um espaço que vai proporcionar uma melhoria muito grande do nosso processo de ensino e aprendizagem, nós, no nosso departamento, estamos evoluindo na parte de pesquisa e extensão, estamos aqui próximo do Hospital Universitário, que é o nosso maior campo de prática, eu penso que daqui nós só iremos colher coisas boas, frutos bons e garantir uma formação de excelência” expressou a professora. 

Visita ao prédio de enfermagem - 10-11-23

Chefe do departamento de Enfermagem, Aurean d’Eça Junior pontua sobre o momento da visita e a sua trajetória como chefe de departamento com a conclusão da obra. “É um momento de satisfação, de gratidão e de muita felicidade nesta manhã em que o reitor, o magnífico professor Natalino Salgado, convidou seus amigos aqui no prédio da Enfermagem para que nós pudéssemos deslumbrar este espaço que foi ampliado e que está muito bonito, aqui nós vamos desenvolver as nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, também teremos um ambulatório onde nós cuidaremos da comunidade do entorno com serviços de saúde da criança, saúde do adulto, idoso e da saúde da mulher. É uma satisfação, este prédio faz parte da história da Enfermagem. 

Artur Silva Soares, que está no 7º período de Enfermagem e participou da comissão da obra do prédio de Enfermagem, manifestou sentimento de alegria ao ver a conclusão do prédio. “É a realização de um sonho, estavamos sofrendo com falta de espaços, alguns adequados, mas que não atendiam à demanda, essa obra é a realização de um sonho para a comunidade acadêmica, é um desejo de todos que já passaram pela Enfermagem, que sonharam com isso, e chegar hoje, prestes a ser inaugurado o nosso prédio, de ser entregue a toda a comunidade acadêmica. Para nós, é um privilégio muito grande. Estou muito feliz em ter conseguido presenciar isso, pois muitos passaram, mas não conseguiram viver este momento, e nós estamos tendo essa oportunidade” externou. 

Biblioteca Central 

Na manhã do mesmo dia, o reitor Natalino Salgado também realizou uma visita às instalações da Biblioteca Central. Durante o evento, houve um momento de diálogo entre os presentes, marcado pela celebração da conclusão de uma obra tão aguardada pela comunidade acadêmica.

Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira, diretora da Diretoria Integrada de Biblioteca (DIB), expressa gratidão e felicidade com a conclusão da obra. “É muita alegria e gratidão, primeiro porque este prédio já vem desde 2010, que foi o lançamento da Pedra Fundamental, e, durante a gestão passada do professor Natalino Salgado, ele ficou 60% pronto, mas houve uma deterioração, nós sabemos que se passaram 4 anos sem que ninguém tivesse feito nada, então, quando o reitor fez o convite para que eu me tornasse gestora da biblioteca, eu disse que gostaria de aceitar, mas apenas se houvesse a promessa de conclusão da obra, e hoje estamos aqui neste momento, é a realização de um sonho. Isso aqui é tudo que uma Universidade pode ter de melhor, não é uma caixa vazia, uma biblioteca jamais será uma caixa vazia, pois ela é vida, é cultura, é alegria e agora será habitada por pessoas, por alunos, acadêmicos e toda a comunidade, e isso é motivo de alegria, felicidade e gratidão” declarou. 

Com uma área totalizando mais de 8.500 metros quadrados, a biblioteca conta com quatro andares e um subsolo, que estão distribuídos entre salas de estudos em grupos ou individual, salas administrativas, salas de leitura, laboratório de informática, salas de multimidia, auditório com capacidade para mais de cem pessoas e acervos com livros físicos e virtuais.

Visita ao prédio da Biblioteca Central 10-11-23

Natalino Salgado enfatizou o compromisso em entregar a conclusão da obra da Biblioteca Central. “No mesmo caminho está a Biblioteca Central, que é um monumento, uma arquitetura belíssima, um espaço amplo, uma estrutura que está entre as maiores do Nordeste. O prédio está pronto, são pequenos detalhes de acabamento, e no dia 21, se não houver comprometimento na agenda, o ministro estará aqui para inaugurar várias obras como o do Hospital Universitário, o prédio de Enfermagem e, é claro, nossa Biblioteca, além do Câmpus de Balsas. Na quinta-feira, tivemos a visita de um técnico da assessoria do MEC, e assessor diretor do ministro, que ficou encantado com a biblioteca, com a beleza da estrutura. Para nós, é motivo de alegria” destacou. 

Além da visita técnica, durante o encontro na Biblioteca Central, foram entregues, pelo reitor, um Diploma de Agradecimento a cada servidor que contribuiu na construção da história do Sistema de Bibliotecas da UFMA, que, atualmente, é denominada Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB). 

Por: Karina Soares

Fotos: Karla Costa

Produção: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: