Reitor da UFMA aborda eficiência energética, acessibilidade e parcerias em reunião com parlamentares

publicado: 26/03/2024 17h40, última modificação: 27/03/2024 07h42

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, na última sexta-feira, 22, a visita do deputado federal Pastor Gil (PL/MA) e da deputada estadual Mical Damasceno. No encontro, que contou com a participação da administração superior da UFMA, foram apresentadas as principais demandas da instituição. A reunião ratifica o intuito da gestão em consolidar as relações com deputados e senadores para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão na Universidade.

“Nós estamos recebendo aqui vários deputados para nós intensificarmos o relacionamento da Universidade com a bancada maranhense. Esse é um objetivo nosso, que a gente possa mostrar a Universidade, mostrar as necessidades da instituição e trabalhar junto com os deputados e senadores para buscar os recursos necessários para o bom andamento das atividades da Universidade”, declarou Fernando Carvalho, reitor da UFMA.

Durante a visita, os parlamentares puderam conhecer a estrutura dos Câmpus da Universidade, o impacto da UFMA na Região Nordeste e o destaque no cenário nacional e internacional, bem como os projetos e as ações em andamento. Entre os assuntos abordados, estiveram ainda a busca pela estabilidade energética da Universidade, os projetos de acessibilidade e a importância das parcerias.

Deputado Pastor Gil e deputada Mical Damasceno visitam UFMA

O deputado federal Pastor Gil, que volta à Câmara dos Deputados em abril após um período licenciado, mostrou-se impressionado com o que a UFMA tem desenvolvido e está sensível às demandas da Universidade. “O reitor Fernando, eu não o conhecia. E constatei ser um senhor muito preparado, técnico e à altura do que é a Universidade Federal, a UFMA. Aqui, como resultado dessa primeira reunião, ‘bateu’ tanto a nossa intenção de fazer o melhor pela nossa Universidade, pelos nossos jovens do Maranhão, como o ideal, com o pensamento, as motivações e intenções da nova gestão. Estou muito feliz com esse entendimento que a gente conseguiu com base nessa primeira reunião. Eu me atualizei com os dados da Universidade, com a realidade do Maranhão em termos de ensino superior. Contem conosco, estamos na Câmara Federal, de portas abertas no nosso gabinete, para continuar com o relacionamento que a gente estabeleceu lá atrás, que tem só contribuído com o melhor para o nosso estado e nossa Universidade”, expressou o deputado.

Para a deputada estadual Mical Damasceno, o trabalho conjunto entre parlamentares e a UFMA beneficia a todos. “Estou muito feliz em estar aqui e estreitar laços com a UFMA. Quero parabenizar o novo reitor pela boa receptividade que tivemos aqui. A gente veio conhecer a realidade, com a apresentação de vários projetos que, com a ajuda dos parlamentares, tanto federais quanto estaduais, vai fazer com que a UFMA possa cada vez mais contemplar mais alunos e assim ter um ensino de qualidade”, concluiu a deputada.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade