Reitor assina ordem de serviço para início das obras do novo prédio da Unidade Centro do Câmpus de Imperatriz

publicado: 26/03/2021 19h17, última modificação: 27/03/2021 09h07

Nessa sexta-feira, 26, foi assinada, simbolicamente, em uma transmissão pelo Youtube, a ordem de serviço para início da construção do novo prédio da Unidade Centro do Câmpus Imperatriz. A obra foi orçada em R$ 5.093.083,75, com previsão de dois anos para a finalização pela PHD Construções Ereli ME. A solenidade teve participação do reitor Natalino Salgado, do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, de pró-reitores, superintendentes, professores, técnicos e alunos da UFMA, além do senador Roberto Rocha.

A cerimônia foi aberta por Leonardo Hunaldo, gestor da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFMA no Câmpus Imperatriz e que representou o superintendente Wener Santos, em que apresentou ações realizadas ao longo de seis meses, com trabalhos de manutenção predial, segurança, serviços gerais e jardinagem.

Ele destacou o andamento nas obras do prédio de Medicina, que se encontra em fase de acabamento no módulo 1 e com previsão de término nos próximos meses: a implantação do sistema fotovotaico de energia solar, que reduziu o consumo de energia; o contato com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII); as parcerias com empresas da cidade como a firmada para instalar totens com álcool em gel no câmpus com as logos das instituições; a aquisição de uma motocicleta para auxílio nas rondas dos seguranças; o reforço na estrutura no Câmpus Bom Jesus, inclusive no telhado; a instalação de 500 lâmpadas de led novas nos câmpus Bom Jesus e Centro; e a formação do projeto de um ambulatório escola de saúde.

“Agradeço a todos que participam de um momento tão importante não apenas para o Câmpus Imperatriz, mas também para toda a Universidade. Quando fui convidado para o cargo, tive a garantia de que avançaríamos em vários aspectos, principalmente em relação a estrutura, novas obras, e também que eu teria acesso a dialogar diretamente com os pró-reitores, e tudo isso vem ocorrendo. Então eu agradeço toda essa disponibilidade”, disse Hunaldo.

Em seguida, foi mostrado um vídeo da maquete virtual do novo prédio da Unidade Centro de Imperatriz, que contará com uma área de 4.287,54 m² em três pavimentos, com 18 salas de aula para 56 pessoas, laboratórios acadêmicos, sala de conciliação, sala de professores, sala de reunião, banheiros, rampas de acessibilidade, entre outros, atendendo cursos de graduação e pós-graduação.

Na sequência, o senador Roberto Rocha cumprimentou os presentes e a comunidade acadêmica, ressaltando que a Universidade é de todos do Maranhão e que isso é uma grande motivação para sua parceria com a UFMA. Ele também falou sobre as várias colaborações conjuntas com a Universidade que beneficiaram a população maranhense, direta e indiretamente.

“Nós conseguimos, com o Hospital Universitário, investir dez milhões em equipamentos antes da pandemia, que se tornaram muito importantes neste atual momento que estamos passando. É um hospital que atende e muito bem à população. Estou permanentemente à disposição da Universidade Federal do Maranhão e parabenizo essa gestão por mais essa iniciativa”, declarou o reitor.

O reitor Natalino Salgado agradeceu a parceria e o esforço de todos os que estão envolvidos para a manutenção das ações universitárias e para o desenvolvimento da instituição: “Essa união, essas parcerias, são muito importantes nesse período em que precisamos de solidariedade. A situação da pandemia é grave, tira a via das pessoas, temos que nos superar para mantermos a produção da Universidade. É uma felicidade construirmos resoluções, soluções para a instituição, em reuniões, ouvindo os alunos, há um grande esforço de todos. Esse trabalho coletivo é o que nos une e nos dá força”.

Assinatura da ordem de serviço para o início da construção do novo prédio do CCSST

Professora do curso de Pedagogia de Imperatriz, Herli de Sousa Carvalho mencionou sobre a assinatura da ordem de serviço ser a realização de muito tempo para a comunidade acadêmica local, em que a infraestrutura estimulará docentes e alunos a buscarem e produzirem mais conhecimento ainda. O professor do curso de Jornalismo Marco Gehlen agradeceu a iniciativa e espera ver logo as obras: “A sensação de nós, coordenadores e docentes, que vimos a promessa no ano passado, é muito boa ao ver essas maquetes e a assinatura, pois é um anseio antigo e que agora sai do papel. Estamos ansiosos em logo poder ver logo o canteiro de obras no câmpus”.

Professor e vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos enfatizou o esforço da gestão para pôr em prática os projetos planejados a todos os câmpus da Universidade. “Nós rodamos os nove câmpus, e, em todos eles, o reitor Natalino falava que queria melhorar a estrutura, e agora estamos vendo tudo isso na prática, em uma política de integração da Universidade. Está aí o resultado dessa proposta na prática”, acrescentou.

O diretor do Câmpus Imperatriz, Daniel Duarte, também agradeceu o empenho da gestão em proporcionar a nova estrutura: “Desde 2008, vieram novas licenciaturas, novos cursos, que têm a necessidade de uma estrutura adequada. Esses benefícios vão agregar e muito, tanto para a administração e coordenações quanto para os alunos. Fico muito feliz com o compromisso em executar essa obra e outras, como o prédio de Medicina”.

Por: Luciano Santos