Notícias

Reforma do Núcleo de Extensão da Vila Embratel (NEVE) será retomada

publicado: 11/03/2025 13h06, última modificação: 11/03/2025 16h22
Reforma do Núcleo de Extensão da Vila Embratel (NEVE) será retomada

Na manhã dessa segunda-feira, 10, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) assinou a ordem de serviço para a retomada da reforma e revitalização do Núcleo de Extensão da Vila Embratel (NEVE).

O NEVE foi criado no final da década de 1990 e está ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA. Sua atuação é voltada para reduzir as desigualdades sociais e impulsionar o desenvolvimento cultural e econômico do bairro onde está inserido, que é próximo à Cidade Universitária Dom Delgado.

Com a assinatura da ordem de serviço, o Núcleo seguirá impactando positivamente a comunidade do entorno. A obra será viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado Allan Garcês, que esteve presente na cerimônia e sublinhou a relevância do investimento na educação e na extensão universitária.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, salientou a importância de fortalecer a extensão universitária por meio do NEVE. Ele ressaltou que, com esse investimento, a instituição reafirma seu compromisso social e amplia seu impacto na comunidade.

“Graças ao empenho do deputado e professor da nossa instituição, Allan Garcês, conseguimos viabilizar esses recursos de emenda para a recuperação total do NEVE. Esse é um espaço essencial, que atua como centro de extensão, oferecendo serviços de saúde e educação à comunidade, além de ser um importante ambiente de aprendizado para nossos alunos. Agradecemos ao professor e deputado Allan Garcez a viabilização desse recurso tão fundamental, que garantirá a continuidade daquele espaço de atendimento e formação para a população do Sá Viana, da Vila Embratel e regiões próximas, proporcionando cursos e serviços que beneficiarão toda a comunidade”, destacou.

O deputado pontuou o compromisso em contribuir para o desenvolvimento e crescimento da instituição, especialmente, no que diz respeito à saúde pública da comunidade da Vila Embratel e do estado.

“Essa obra que traz a recuperação do Neve é extremamente importante para a comunidade acadêmica, para a produção científica de trabalho e formação dos profissionais na área da saúde. Destinamos essa emenda para possibilitar o avanço na saúde pública também dessa comunidade aqui da Vila Embratel e do nosso estado. Eu, como professor da Universidade, fico muito orgulhoso de poder ajudar a nossa instituição a se desenvolver”, enfatizou Allan Garcês.

Os próximos passos envolvem a retomada da obra, que incluirá uma série de ações estratégicas para garantir o andamento eficiente da reforma do NEVE.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Valdo Tavares

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: