Notícias

Referência na área da Zootecnia, professor Zanini, da UFMA de Chapadinha, recebe título de pesquisador Sênior pela Fapema

publicado: 26/05/2025 09h59, última modificação: 26/05/2025 15h40
Referência na área da Zootecnia, professor Zanini da UFMA de Chapadinha recebe título de pesquisador Sênior pela Fapema

Formado em Zootecnia e com ampla experiência na área de produção animal, o professor Anderson de Moura Zanini, do Câmpus de Chapadinha da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi um dos diversos docentes da instituição reconhecidos por trabalhos de destaque que geram impactos significativos nas áreas de pesquisa, sustentabilidade e inovação.

Zanini foi agraciado na categoria Pesquisador Sênior – área Ciências Agrárias, na 19ª edição do Prêmio Fapema. Ele é professor do curso de Zootecnia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh).

Natural de Goiás, dedicou sua trajetória profissional ao ensino, pesquisa e extensão. Graduado e mestre em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, doutor e pós-doutor pela Universidade Federal de Viçosa, o professor Anderson Zanini iniciou sua carreira docente na Universidade Federal de Mato Grosso. Desde 2013, atua como docente da UFMA, onde é professor associado IV e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA).

Ao longo dos últimos 16 anos, tem se dedicado ao desenvolvimento de pesquisas voltadas à utilização de resíduos, subprodutos e coprodutos locais na formulação de dietas para ruminantes em confinamento. Além disso, investigou práticas de manejo de pastagens e estudou a produção e a conservação de alimentos volumosos, com foco especial no uso de silagens de plantas forrageiras.

Sua produção acadêmica contempla mais de 230 artigos científicos publicados, dois livros, 24 capítulos de livros, 430 resumos e a participação ativa na formação de dezenas de mestres, doutores e pós-doutores.

Dedicado à contribuição prática do ensino, Zanini tem fortalecido várias parcerias internacionais, com o intuito de disseminar a ciência e colocar a UFMA em patamar de referência. O professor pontua seus trabalhos desenvolvidos com pesquisadores dos Estados Unidos, Espanha, Cuba, Colômbia, Chile e Argentina.

Sob sua coordenação, o Grupo de Pesquisa em Nutrição de Ruminantes no Maranhão (GEPRUMA) tem desenvolvido soluções sustentáveis para o campo, com aplicação direta em propriedades rurais da região. Os estudos realizados no Câmpus de Chapadinha têm proporcionado resultados relevantes, como a redução do uso de água na irrigação com o uso de geopolímeros e o fortalecimento da segurança alimentar durante o período seco.

PROFESSOR TITULAR

O ano de 2024 foi significativo para o pesquisador. Além de reconhecimentos por todo o trabalho desenvolvido ao longo de sua trajetória, Anderson de Moura Zanini também se tornou professor titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Professor Titular é o grau mais alto da carreira docente universitária. É destinado a docentes doutores aprovados em um processo de avaliação de desempenho, que inclui a defesa e aprovação de memorial, no qual são consideradas as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante do pesquisador.

Zanini pontua a satisfação em alcançar o título.  “Eu olhava meu orientador e pensava: ‘Meu Deus, será que um dia eu vou ter condição? Será que um dia eu vou chegar lá?’ Eu comecei na administração científica e chegar hoje a professor titular foi um momento marcante na minha vida”, expressa Zanini.

PRÊMIO

Em dezenove edições, a Fapema busca reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do Estado do Maranhão. Embora tenha suas raízes do Estado de Goiás, foi no Maranhão que Zanini construiu sua carreira acadêmica de excelência. Para ele, ser premiado como pesquisador sênior culminou seu trabalho desenvolvido no estado.

Zanini aponta que esse reconhecimento é coletivo. O pesquisador defende que é um trabalho realizado em equipe. “O Prêmio Fapema, para mim, foi um reconhecimento, uma valorização que eu tive. E, para mim, foi muito importante, muito emocionante, porque você pessoalmente se sente premiado, mas a equipe toda também faz parte disso. Então, eu acho que isso é magnífico. A equipe toda se sente muito feliz, porque é um gesto que a gente tem de concreto que a gente está sendo valorizado no estado, em todo o estado, e isso em função do trabalho coletivo. Então, se deu certo nesse momento, eu estou sendo representado por isso. Fiquei muito feliz e grato”, manifesta.

Ao longo de sua trajetória acadêmica, o professor Zanini foi agraciado com diversos prêmios e homenagens que contribuíram para sua representação na área da Zootecnia.  

- Professor Titular;

- Prémio professor Destaque Sênior pela AGEUFMA;

- Prêmio Mérito Científico Professora Maria Ozanira da Silva e Silva - UFMA (Destaque: Contribuição Científica e Tecnológica em Ciências Agrárias), Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;

- Personalidades que contribuem para o engrandecimento deste CURSO e da PROFISSÃO: Premiação Recebida no V ENCONTRO DE ZOOTECNISTAS DO MARANHÃO E PIAUÍ - ZOOMAPI, Diretoria da Associação Brasileira de Zootecnistas-ABZ no Estado do Maranhão;

- Professor Homenageado: Patrono dos formandos do curso de Zootecnia.

Com uma trajetória consolidada, o professor acredita que, mais do que a quantidade, é a qualidade das pesquisas que realmente importa, uma vez que impactam direta e positivamente não apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade como um todo.

Além de sua dedicação à pesquisa, Zanini agradece e valoriza o seu círculo familiar. Em seu memorial, enviado a Fapema, ele encerra seu texto dizendo: “Assim encerro, agradecendo a Deus, minha esposa e filha, meus pais, irmãos e sobrinhos por todo o apoio, confiança e carinho, pois, apesar da distância de Goiânia-GO, sempre se fazem presentes na minha vida e de minha família”.

Por: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: