Notícias

Reconhecimento internacional: professor do curso de Física da UFMA é escolhido revisor de destaque pela APS

publicado: 30/05/2025 09h14, última modificação: 30/05/2025 11h37
Reconhecimento internacional: professor do curso de Física da UFMA é escolhido revisor de destaque pela APS

O professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Diego Paiva Pires acaba de ser incluído na prestigiada lista de Outstanding Referees da American Physical Society (APS), uma das mais respeitadas sociedades científicas do mundo. A honraria, concedida a apenas 160 cientistas de diversos países em 2025, conta com somente dois brasileiros e reconhece contribuições excepcionais no processo de avaliação de manuscritos submetidos aos periódicos da APS.

Com uma trajetória acadêmica sólida e marcada pela excelência, o professor Diego Paiva é graduado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde se formou em 2010 com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Realizou o mestrado em Física no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), concluído em 2013. Posteriormente, obteve o título de doutor em Física Básica, também pelo mesmo instituto em 2017. Em 2021, também concluiu o terceiro pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi aprovado para concurso do quadro permanente do DEFIS - UFMA.

Na UFMA, ele ministra diferentes disciplinas de física na graduação e pós-graduação, desenvolvendo pesquisas, principalmente, na área da Teoria da Informação Quântica, como foco nos temas da geometria da informação, metrologia quântica, quantum speed limits, caracterização de coerência e dinâmica de sistemas quânticos. Sua atuação como revisor tem se destacado pela qualidade, quantidade e pontualidade das avaliações. Em 2018, recebeu o Prêmio Tese Destaque USP - 7ª Edição, além do Prêmio SBF de Tese de Doutorado.

O seu papel como revisor reforça a importância das universidades públicas no cenário internacional, destacando o Nordeste brasileiro também como um polo na produção de ciência de excelência. Além disso, serve como inspiração para discentes da instituição, demonstrando que a dedicação à pesquisa e o compromisso com a integridade acadêmica podem resultar em reconhecimento por grandes organizações que prezam, sobretudo, pela qualidade da produção.

Para Diego, seu nome na lista de Outstanding Referees veio como uma condecoração pelo comprometimento com o trabalho. “A revisão de artigos é parte importante da atividade da pesquisa. Dessa forma, busco promover uma análise rigorosa e cuidadosa dos artigos, levando-se em conta as exigências do processo editorial. Penso que o prêmio representa o reconhecimento de que esse trabalho tem contribuído na elevação das balizas de qualidade do processo científico”, conta.

Relevância do título

A American Physical Society (APS) é uma importante e respeitada organização dedicada ao avanço e à divulgação do conhecimento em física. Reúne físicos de diversas especialidades para promover a pesquisa, a educação e o desenvolvimento da área na sociedade.

Na ciência, antes de um artigo ser publicado em uma revista de prestígio, ele passa por um processo chamado revisão por pares. Nesse processo, especialistas da área, chamados de revisores, avaliam o trabalho de forma anônima, verificando a validade do conteúdo. A cada ano, os editores da organização selecionam os revisores, com base nos pareceres emitidos.

Assim, Diego Paiva destaca o papel do trabalho de revisão para a própria continuidade do fazer científico. “De forma geral, a premiação tem um aspecto um tanto quanto singular, sobretudo, levando-se em conta o número de revisores premiados anualmente. No momento, por exemplo, temos 26 brasileiros desde 2008. O prêmio estabelece o reconhecimento entre os pares de que o trabalho de revisão tem impactado positivamente os artigos avaliados”, frisa.

Esse processo é fundamental para garantir a integridade da ciência. Ao reconhecer os revisores mais dedicados, valoriza-se este trabalho essencial, que assegura que apenas trabalhos de alta qualidade sejam publicados em todo o mundo.

“A ciência brasileira tem papel importante em termos do avanço da pesquisa em nível internacional. Na área da Física, por exemplo, temos excelentes pesquisadores trabalhando em diversos temas na fronteira do conhecimento. De forma geral, temos cientistas qualificados e preparados para oferecer grandes contribuições em ciência básica e aplicada”, defende.  

Esse reconhecimento não é apenas uma conquista pessoal para o professor Diego Paiva, mas também evidencia a crescente inserção da Física da UFMA na comunidade acadêmica global.

Por: Giovanna Carvalho

Produção: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: