Notícias
Recepção dos calouros do curso de Turismo é realizada no Complexo da Fábrica Santa Amélia
Nesta sexta-feira, 29, ocorreu a recepção dos calouros do curso de Turismo no Complexo da Fábrica Santa Amélia, no Centro Histórico de São Luís. O evento foi a primeira recepção presencial desde o início da pandemia de covid-19. O momento reuniu discentes ingressantes dos anos de 2020 a 2022.
A recepção foi organizada pelo centro acadêmico do curso em parceria com a coordenação e faz parte do retorno gradual da Universidade, no qual algumas atividades presenciais já podem ser realizadas na UFMA.
Na programação, a diretora do Centro de Ciências Sociais, Lindalva Maciel, apresentou o Centro, ao qual o curso de Turismo é vinculado. Em seguida, o chefe de departamento, Jonilson Correia, e a coordenadora do curso, Thais Rodrigues, falaram sobre a estrutura curricular, as oportunidades acadêmicas e as suas vivências na área. O presidente do Centro Acadêmico de Turismo, Werllem Frazão, destacou que esse é um momento de integrar e aproximar os estudantes à Universidade, às atividades práticas e ao mercado de trabalho.
Essa foi uma ocasião de muita expectativa para os novos alunos, além da realização do sonho de estar na Universidade, como pontuou a estudante do terceiro período Mayara Costa. “É minha primeira graduação, meu primeiro dia na Fábrica, ainda não caiu a ficha que estou estudando na UFMA”, disse.
A aluna do primeiro período Érica Letícia falou da felicidade de estar nesse encontro presencial. “Estou muito feliz, porque é a primeira vez que estou vindo, o lugar é muito bonito, espero que seja bem legal”, frisou.
O evento contou também com a apresentação de alguns professores sobre os seus grupos de pesquisa e as oportunidades de pesquisa e extensão dentro do curso de Turismo. A recepção foi finalizada com um passeio pelo Complexo da Fábrica Santa Amélia para que os graduandos conhecessem os espaços disponíveis no local.
Saiba mais
O Complexo Fábrica Santa Amélia, localizado no Centro de São Luís, é uma estrutura do século XIX que já foi uma fábrica de algodão e tecidos e foi restaurado em 2015 pela UFMA em parceria com o Iphan. No local, ocorrem as atividades e a administração dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA. A estrutura conta também com salas de aulas, um hotel-escola, as empresas juniores de Turismo e Hotelaria, um auditório com capacidade para 360 pessoas e um restaurante-escola, além de laboratórios que auxiliam na aprendizagem dos alunos.
Por: Alan Veras
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante