Notícias
Rádio Universidade recebe o especialista Alfredo Freitas para falar sobre os impactos das tecnologias e da automação na sociedade
A Rádio Universidade FM 106,9 recebeu, na quinta-feira, 16, no quadro Rádio Opinião do Jornal Rádio Universidade, o especialista em Processos Educacionais Tecnológicos, Alfredo Freitas, que falou dos impactos das tecnologias e suas mudanças na vida e na carreira das pessoas.
Ao longo da entrevista, Freitas explica que as tecnologias tornaram a vida do ser humano mais fácil: "A evolução tecnológica veio mudando e melhorando a vida das pessoas e hoje temos equipamentos que podem, por exemplo, varrer a casa e passar o pano, facilitando e fazendo a vida das pessoas se tornarem mais produtivas", comenta.
A evolução histórica traz consigo as invenções do homem, e, ao longo do tempo, o ser humano desenvolveu técnicas para tornar a vida mais fácil. Esse processo vem ocorrendo gradualmente ao longo dos anos: um momento que gerou a eletricidade, e outro, a máquina a vapor. Logo depois veio a robótica, a automação e a informática.
Além de tornar a rotina mais fácil, toda essa evolução contribui para a redução de gastos, já que é possível usar a tecnologia para diminuir a mão de obra, agilizar os processos de vendas, entre outros. Um estudo, publicado na revista c#mce_temp_url#ientífica PLoS ONE, baseado em entrevistas com 65 especialistas em inteligência artificial do Reino Unido e do Japão, aponta para o avanço na automatização de tarefas domésticas: "Em dez anos, 39% do tempo dos afazeres domésticos serão automatizadas por robôs. No brasil, já existem evidências da automatização no dia a dia, como atendimento ao cliente ou robôs que aspiram pó.", explicou.
Um exemplo de tecnologia autônoma é o ChatGPT. Ele é um assistente de serviço que utiliza IA (Inteligência Artificial) e consegue resolver, dentro das suas limitações, processos de automação como geração de textos, resolver equações matemáticas, traduzir idiomas, entre outras funcionalidades. Essas tecnologias estão se tornando cada vez mais necessárias, trazendo diversos benefícios para a vida das pessoas, principalmente no mercado de trabalho: "Estamos nos transformando em pessoas mais produtivas, e isso deve ser compreendido para que as pessoas se preparem para o mercado de trabalho onde elas podem ser encaixar nesse mundo dinâmico", ressaltou Freitas.
Confira a entrevista íntegra:
Por: Karla Costa
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante