Notícias
Rádio Universidade FM lança programa pioneiro sobre acessibilidade no Maranhão
A partir de janeiro de 2025, a Rádio Universidade FM de São Luís dará início a um projeto histórico: o programa Acessibilidade para Todos. Com duração de um minuto a um minuto e meio por edição, os programetes serão dedicados a disseminar informações sobre convivência, inclusão e tecnologias assistivas.
Idealizado com o objetivo de desmistificar a acessibilidade como um tema restrito às pessoas com deficiência, o programa busca conscientizar a sociedade de que a acessibilidade é um direito universal e deve ser incorporada ao dia a dia de todos.
Para a diretora Executiva da 106,9 Josie Bastos, “a ideia desse novo projeto se justifica pela necessidade para falar de ações de inclusão e acessibilidade em uma Universidade Pública, onde essas práticas já acontecem em outros setores. Nós temos hoje um aluno cego na Rádio Universidade, que faz um brilhante trabalho de sonoplastia”, esclarece.
O referido aluno é o Maurício Meireles, estudante de Rádio TV da Universidade Federal do Maranhão e que ficará responsável pela produção e apresentação do programa, que traz a perspectiva de alguém que vivencia as realidades da deficiência e tem vasta experiência na área. Segundo ele, o programa abordará temas variados, incluindo: dicas práticas para convivência com pessoas com deficiência; histórias e curiosidades sobre o movimento de luta por direitos, tecnologias assistivas e dispositivos que facilitam a rotina, além de reflexões sobre a construção de uma sociedade mais inclusiva.
"Queremos mostrar que pessoas com deficiência são como quaisquer outras, e que, com algumas pequenas mudanças e orientações, a convivência pode ser muito saudável e enriquecedora," explica Maurício.
Os programetes serão veiculados ao longo da programação da Rádio Universidade FM, promovendo inclusão e acessibilidade de forma inovadora no rádio maranhense — e, possivelmente, no Brasil.
O projeto também está aberto a críticas e sugestões do público, especialmente de pessoas com deficiência. A expectativa é que tanto esse público quanto a sociedade em geral se beneficiem das informações compartilhadas, ajudando a criar uma convivência mais inclusiva e respeitosa. “Diante das próprias demandas desse aluno, a gente vai abrir esse espaço para que ele traga informações, notícias desse ponto da inclusão, da comunicação, da acessibilidade para informar melhor a nossa audiência sobre práticas e ações de inclusão e para que a gente tenha mais consciência também dessas práticas no espaço da Universidade e fora dela também”, ressalta Josie Bastos.
Fique ligado na Rádio Universidade FM para conferir as novidades do Acessibilidade para Todos e faça parte desse marco na comunicação inclusiva local!
Por: Borges Júnior – Rádio Universidade FM
Revisão: Jáder Cavalcante