Notícias
Rádio Universidade FM e TV UFMA são objetos de estudo do projeto de pesquisa ‘A Divulgação Científica nos Canais de Comunicação da UFMA’
Intitulado “A Divulgação Científica nos Canais de Comunicação da UFMA”, o projeto de pesquisa tem por objetivo principal analisar a experiência e a participação nas produções de divulgação cientifica veiculadas na Rádio Universidade FM e na TV UFMA, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A Rádio Universidade FM e a TV UFMA são emissoras públicas voltadas à produção de conteúdo educativo, cultural e científico, responsáveis por levar uma programação diversificada à população de São Luís e aos municípios vizinhos e, nesse propósito, contribuem para a difusão do conhecimento e promoção da cidadania. Para além da programação, as emissoras cooperam e incentivam atividades de pesquisa e extensão, contribuindo para a formação acadêmica e profissional de seus colaboradores e comunidade acadêmica.
O estudo é coordenado pela professora do curso de Comunicação Social do Câmpus São Luís e atual diretora da Rádio Universidade FM, Josie Bastos. “É um projeto que visa entender do ponto de vista dos pesquisadores qual é a relação que eles têm sobre a divulgação científica com o universo da Comunicação, do jornalismo”, esclarece a pesquisadora.
Para tanto, o projeto será desenvolvido em cinco dimensões pontuadas no plano de trabalho, que tem por objetivos:
- Compreender e analisar experiência e participação dos pesquisadores nas produções de divulgação científica da TV e Rádio Universidade;
- Realizar um mapeamento das TVs e Rádios Universitárias, e sua relação com a divulgação científica no campo do jornalismo na capital por meio da programação atual;
-Compreender a relação entre os pesquisadores como entrevistados na produção de programas e interprogramas de divulgação científica atuais na rádio e na TV;
- Compreender a relação entre os pesquisadores e jornalistas, com aproximações e tensionamentos na produção de programas de divulgação científica atuais na rádio e na TV da Universidade;
- Aperfeiçoar, por meio da pesquisa, as atividades dos produtos audiovisuais em questão na TV e rádio com a inovação de serviços para a melhoria do conteúdo já consolidado nas programações.
O intuito é melhorar a aproximação, veiculação e divulgação de notícias focadas na divulgação de pesquisas científicas. O que passa pela parte acadêmica — graduação e pós-graduação. O estudo fará uso da metodologia de natureza qualitativa que consiste em uma revisão bibliográfica e acesso às fontes primárias de ambos os setores de comunicação. Serão realizadas entrevistas com ao menos oito pesquisadores participantes do curso de media training e dos programas em questão, por meio de encontros on-line e/ou presenciais.

No estudo, é pontuada a importância de canais universitários do estado com papel importante na criação de programas culturais, informativos e educativos, no apoio e na visibilidade de produções audiovisuais locais. Também no fortalecimento de parcerias interinstitucionais e na formação do seu quadro de recursos humanos.
O projeto “A Divulgação Científica nos Canais de Comunicação da UFMA” ainda busca um(a) bolsista voluntário(a) para desenvolvimento dessas ações. Os interessados podem enviar e-mail para josie.bastos@ufma.br. Ele deve ser endereçado à coordenadora do projeto, professora doutora Josie Bastos, por meio dele é possível solicitar detalhes e de como fazer para integrar a iniciativa.
Um trabalho com viés semelhante já foi aprovado no Intercom Nacional (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) de 2023 com dois alunos da graduação. Entre eles, a estudante do sétimo período do curso de Comunicação Social da UFMA em audiovisual Sylmara Durans. Ela participou do projeto de divulgação científica na TV UFMA, intitulado “Em Dia com a Ciência”. iniciativa também idealizada e coordenada pela professora Josie Bastos quando foi desenvolvida na TV UFMA. “Com base nisso, a pesquisa está sendo ampliada. Eu visualizei um espaço para que pudéssemos ampliar essa pesquisa, trazendo alunos bolsistas na modalidade do PIBIC voluntário”, ponderou a pesquisadora.
Para a estudante Sylmara Durans, foi uma experiência muito proveitosa. “Primeiro, porque estávamos em um projeto de divulgação científica na TV UFMA, uma iniciativa pioneira. Não tínhamos, até então, um produto nesse formato, com essas atividades. Nós conseguimos abranger muitas pesquisas que estavam sendo realizadas na Universidade. E o projeto também teve continuidade mesmo depois da minha saída, como bolsista direta, e até hoje ele está em atividade", analisou.
O projeto “Em Dia com a Ciência” já se encaminha para dois anos de atividades, contribuindo para a divulgação científica. “Um produto com uma contribuição significativa tanto para a Universidade quanto para a sociedade maranhense no intuito de apresentar as contrapartidas que a pesquisa cientifica tem na nossa vida cotidiana. Esse é o grande enfoque do projeto. Mostra que a pesquisa é feita por pessoas para pessoas e que ele tinha impacto na realidade concreta”, finalizou Sylmara Durans.
O projeto “A Divulgação Científica nos Canais de Comunicação da UFMA” será iniciado em setembro deste ano e será desenvolvido na Rádio Universidade FM e na TV UFMA. Na ocasião, será estabelecido contato com pesquisadores que passaram pelas emissoras.
Por: Rádio Universidade
Revisão: Jáder Cavalcante