Notícias
Rádio Universidade entrevista diretor da Alumar, que fala sobre retomada na produção de alumínio no Maranhão
Após sete anos de suspensão das operações, o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) reinaugura, nesta quinta-feira, 28, a fábrica de produção de alumínio chamada de redução. O diretor da Alumar, Hélder Texeira, participou do quadro Rádio Opinião do Jornal Rádio Universidade FM 106,9 para falar sobre a retomada da indústria.
A retomada industrial da Alumar será um processo gradual, com investimento no momento de 957 bilhões de reais, gerando 2.500 empregos no total. O projeto pretende alcançar, até o fim do ano, uma produção de 447 mil toneladas de alumínio primário, boa parte da movimentação passará pelo Porto de Itaqui, fomentando o emprego na região.
Segundo Hélder Texeira, nessas condições, a empresa passará a ser autossuficiente na produção de alumínio no Brasil. Ele afirma que o complexo entra no modo de operação pleno; porto, refinaria e redução. Hélder atribui a retomada ágil aos colaboradores pela competência e capacitação, sendo 93% deles maranhenses.
O diretor da Alumar também explica os motivos de a empresa ter interrompido a produção de alumínio, observando a condição macroeconômica que não estava propícia à continuidade naquele período. “A Alumar é uma empresa de commodity, conduzida pelos preços internacionais de mercado que disputam oferta e procura. Na época, o preço de mercado estava baixo, e o custo de produção, muito elevado. Hoje teremos um momento muito importante ao tornar o complexo industrialmente pleno em sua operação”, explica Hélder.
Por: Aline Santos
Produção: Marcos Paulo
Revisão: Jáder Cavalcante