Notícias

Rádio Universidade e DQV-UFMA realizam workshop em alusão ao Dia Mundial da Voz

publicado: 16/04/2024 14h58, última modificação: 16/04/2024 17h06
Rádio Universidade Dqv-UFMA realizam workshop em alusão ao Dia Mundial da Voz nesta terça-feira, 16

A Rádio Universidade FM e a Divisão de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizaram, nesta terça-feira,16, um workshop em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado hoje. A iniciativa faz parte do Programa Saúde Vocal e ocorreu no Auditório da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), no Câmpus São Luís. 

O primeiro workshop para os servidores e colaboradores da Rádio foi ministrado pela fonoaudióloga e Diretora da DQV da UFMA, Joseilma Garrido, que pontuou os principais cuidados com a voz - ferramenta principal de trabalho do comunicador. “É sempre importante a gente pensar a voz como nosso principal instrumento de comunicação, que é o que nos diferencia dos outros animais. Então a gente sempre tende a deixá-lo em segundo plano, a gente cuida de outras funções e a voz sempre vem em segundo plano. Então a importância de cuidar desse instrumento é justamente pensar que é ele que transmite a mensagem que você quer passar para o mundo, os seus sentimentos, suas opiniões, suas verdades. Então quando a gente fala de cuidados com a voz, a gente também está falando de um cuidado com a nossa comunicação”, frisou. 

Para Josie Bastos, diretora da Rádio Universidade, a voz é fundamental para a efetivação da comunicação, dessa forma, o curso foi pensado no aproveitamento por meio de técnicas de utilização da voz na transmissão de conhecimento e informação. “Nós sabemos que a voz é um recurso muito importante para a nossa área da comunicação. Então, procuramos entender estratégias, entender técnicas, para que possamos melhorar a nossa projeção, falar com mais qualidade e dar mais qualidade de informação para a nossa urgência", explicou. 

Universidade FM e DQV-UFMA realizam workshop em comemoração ao Dia Mundial da Voz - 16.04.2024

Segundo a locutora da Rádio Universidade FM, Maira Nogueira, a ação é fundamental para os profissionais desta área, uma vez que ela contribui diretamente para a preservação da principal ferramenta de trabalho desses comunicadores.  "A nossa voz é fundamental na nossa expressão, na nossa comunicação, então é por meio dela que a gente pode expressar os nossos sentimentos, seja trabalhando, seja falando, cantando. Por isso é imporante termos esse acompanhamento de um profissional em fonoaudiologia para nos direcionar para o melhor caminho possível, já nos indicando como devemos fazer hidratação, sobre como usar a voz adequadamente, entre outras dicas. Portanto, precisamos, sim, ter mais eventos como esse, porque eu acho que é o primeiro de inúmeros que deverão vir, não só hoje no Dia Mundial da Voz”, destacou. 

O Workshop explorou temas fundamentais relacionados à voz, abrangendo tópicos como produção vocal, respiração, desmistificação de conceitos sobre a voz, higiene vocal e exercícios voltados para promover a conscientização sobre a saúde vocal entre os servidores e colaboradores da Universidade.

Entre as recomendações fornecidas durante o curso sobre os cuidados com a voz, Joseilma enfatizou a importância da hidratação, uma alimentação balanceada, a prática regular de atividade física e acompanhamento fonoaudiológico. "Podemos citar uma infinidade de cuidados, mas tudo se resume a ter bom senso, aprender a ouvir e perceber os sinais que o seu corpo dá, e a partir daí começar a cuidar de alguns sinais e sintomas que podem aparecer, a ajuda profissional é sempre muito importante, mas a mudança com a paciência é difícil", finalizou. 

Saiba mais

O Dia Mundial da Voz é uma manifestação internacional desde 2003. A iniciativa teve início em 1999, devido às campanhas educativas feitas por profissionais brasileiros preocupados com a saúde vocal. Algumas recomendações para manter o bem-estar das cordas vocais são beber água regularmente, evitar gritar e falar alto, não consumir bebidas alcoólicas, cigarro e remédios caseiros e buscar profissionais capacitados.

Por: Camilla Fernanda

Produção: Sarah Dantas 

Fotos: Gabriel Jansen

registrado em: