Notícias

Rádio Opinião entrevista vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão, que falou sobre saúde mental e a preocupação com os índices de suicídio

publicado: 10/09/2021 15h22, última modificação: 10/09/2021 19h13

O Rádio Opinião, programa da Rádio Universidade FM 106,9, entrevistou na segunda-feira, 6, a terapeuta ocupacional, especialista em saúde mental e vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (Crefito-16), Márcia Rodrigues, em que falou sobre saúde mental e abordou o aumento nas estatísticas de suicídio e de tentativas no atual período de pandemia.

Segundo Márcia Rodrigues, com o período pandêmico houve um agravamento nos registros dos dados de suicídios no Brasil, devido ao isolamento social. “Os números de mortes por suicídio sempre foram alarmantes e crescem cada vez mais, e, com o período de pandemia, tivemos registros graves dessa situação, pois muitos serviços pararam, e todos os conselhos de multiprofissionais tiveram que preparar metodologias a longa distância para atenderem às pessoas que estavam precisando de ajuda”, informou.

A terapeuta também apontou os números de suicídios no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): “Todos os anos, 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo. No Brasil, são 12 mil. De acordo com a OMS, o Brasil é o campeão mundial em casos de transtorno de ansiedade e ocupa o segundo lugar em transtornos depressivos, que podem levar ao suicídio”.

Por: Kelle Dias

Produção: Laís Costa

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: