Rádio Opinião entrevista o professor João Batista Bottentuit para falar da 17ª edição do Prêmio Fapema 2022

publicado: 02/08/2022 10h34, última modificação: 02/08/2022 20h50
Rádio Opinião entrevista o professor João Batista Bottentuit para falar da 17ª edição do prêmio Fapema 2022.JPG

No dia 27 de julho, o quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 recebeu o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), João Batista Bottentuit Junior, da Universidade Federal do Maranhão, para falar sobre a 17 ª edição do Prêmio Fapema 2022.

Segundo Bottentuit, trata-se de uma premiação tradicional que tem por objetivo incentivar a produção científica e tecnológica do Maranhão. Neste ano, será realizada uma homenagem a três pesquisadores de maneira democrática, sendo um professor da UFMA, Luís Alves Ferreira, um da Universidade Estadual do Maranhão, Francisco Limeira de Oliveira, e outro do Instituto Federal do Maranhão, José Manuel Rivas Mercury, sob o tema “Cientistas do Território Maranhense”.

Para ele, essa é uma iniciativa substancial da Fapema no que concerne em reconhecer o legado que esses pesquisadores deixaram na ciência. As premiações da 17 ª edição são de R$ 1.250 até R$ 10.000 e, além dos recursos financeiros, os premiados vão receber um troféu e um certificado. “Presumo que esse valor do prêmio em dinheiro é insignificante comparado ao reconhecimento que o Governo do Estado, por meio da Fapema, estará fazendo em seu trabalho de pesquisa. No entanto é uma oportunidade incrível para os estudantes, professores, pesquisadores e toda a comunidade científica do Maranhão ter o seu trabalho reconhecido por um órgão renomado, como a Fapema”, comentou.

O diretor da Fapema lembrou que, em 2022, haverá as categorias “Pesquisador Junior”, “Pesquisador Sênior”, “Jovem Cientista”, além das categorias “Jornalismo Científico” e “Pop, Vida ou Ciência” — em que estudantes do ensino médio-técnico ou graduação vão produzir um pequeno vídeo apresentando os resultados de suas pesquisas e submetê-las a uma votação popular, que se encerrará no dia da premiação.

Acesse o site para mais informações sobre a 17 ª edição do prêmio Fapema 2022

Confira a entrevista na íntegra:

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro