Rádio Opinião entrevista Auro Tanaka, diretor eleito do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia

publicado: 16/02/2022 10h33, última modificação: 16/02/2022 18h53

A série de entrevistas sobre as Eleições Gerais da UFMA do quadro Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, recebeu, na segunda-feira, 14, o professor Auro Tanaka, diretor eleito do Centro de Ciências Exatas (CCET). Na entrevista, o docente falou sobre o resultado das eleições, que ocorreram no dia 28 de janeiro, os desafios com a implementação do curso de Engenharia Aeroespacial e as expectativas para o novo período como diretor de centro. Este ano, devido à pandemia de covid-19, a UFMA realizou a eleição de forma 100% virtual, pela plataforma Helios Voting.

Segundo Auro Tanaka, o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, atualmente, é um dos prédios fundamentais da Universidade Federal do Maranhão. O CCET engloba 14 cursos e mais 17 programas de pós-graduação, sendo dez mestrados acadêmicos, três mestrados profissionais e quatro doutorados acadêmicos. “Como você pode ver, é um centro extremamente importante para os dias atuais e para o futuro da Universidade”, afirmou na entrevista.

Sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o curso de Engenharia Aeroespacial, destacou a implantação dos novos cursos de engenharia na atual administração do professor Natalino Salgado, em que a Universidade passou a ser um importante formador de recursos humanos qualificados para atendimentos às demandas do CLA. “Existe todo um programa de pós-graduação voltado para essa área. Na nossa gestão, estão previstos grandes investimentos, grandes estímulos, muitos projetos, planejamentos para a gente poder alavancar esse curso”, pontuou. Além disso, salientou a parceria de doação de um gerador de hidrogênio verde do CLA para o Centro.

O diretor eleito do CCET também comentou as expectativas para esse período no cargo. “Baseado no nosso programa de trabalho, nós concluímos que temos necessidade de criar realmente um ambiente no CCET de fortalecimento e contínuo incentivo ao trabalho das subunidades acadêmicas. O nosso programa foi criado e baseado em seis eixos que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação tecnológica, o empreendedorismo e a internacionalização, sempre alinhados com a melhoria da estrutura predial e de laboratórios de forma que nossos discentes e pesquisadores possam explorar mais plenamente suas potencialidades acadêmicas e científicas como um todo”, finalizou.

Confira a entrevista:

Por: Allan Veras