Rádio Opinião de terça, 15, recebeu a professora Jacira Serra, coordenadora do curso de Medicina do Câmpus São Luís

publicado: 17/02/2022 10h23, última modificação: 18/02/2022 02h09

A coordenadora do curso de Medicina do Câmpus São Luís, Jacira Serra, foi a convidada do programa Rádio Opinião de terça-feira, 15. As atividades do curso para o semestre 2022.1 foi o tema da entrevista, em que a professora aproveitou para responder às possíveis críticas que o ensino vem enfrentando diante das dificuldades da modalidade remota.

A convidada explicou que, desde o início da pandemia, têm ocorrido diversas reuniões que visam à saúde e ao bem-estar dos docentes, discentes e técnicos-administrativos. Segundo a entrevistada, houve trabalho colaborativo entre os professores, além de capacitações oferecidas pela Superintendência de Tecnologia e Informação (STI), para evitar ao máximo os impactos da pandemia.

Entre as ações realizadas, Jacira falou sobre o convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, que capacitou os alunos a trabalharem na Campanha de Vacinação contra a covid-19, sob a supervisão dos professores. “Nós fizemos tudo, lutamos muito para que o curso continue sendo de excelência, tanto nas nossas partes teóricas como nas práticas e nosso Hospital Universitário”, apontou.

Quanto às críticas, voltadas especialmente ao fato de que a área da saúde necessita de bastante aulas práticas, Jacira afirmou que os professores trabalham com as ferramentas disponíveis, mediante o atual contexto. Segundo o calendário acadêmico, as aulas estão previstas para 11 de abril e será no formato híbrido. Atualmente, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), portal onde alunos ingressam na universidade pública, está com inscrições abertas até essa sexta, 18. Cinquenta vagas serão disponibilizadas para o 1° semestre para o curso de Medicina do Câmpus São Luís, segundo a docente.

Assista à entrevista na íntegra, via canal Universidade FM (106,9 MHz) no Youtube:

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque