Rádio Ciência entrevista aluno egresso de Geografia do Câmpus São Luís que desenvolve pesquisa sobre redes migratórias de trabalho escravo no Maranhão

publicado: 11/02/2022 11h06, última modificação: 11/02/2022 23h24

Os processos de migração, trabalho e renda são temas de pesquisa do egresso de Geografia do Câmpus São Luís Matheus Barros, que concedeu entrevista ao programa Rádio Ciência da Rádio Universidade FM 106,9. O geógrafo contou que iniciou a investigação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Maranhão, trabalho que foi aproveitado para o seu Trabalho de Conclusão de Curso e agora é objeto de pesquisa de seu mestrado no Instituto de Geociências da Universidade de Campinas (Unicamp).

O egresso da UFMA estudou as relações migratórias, trabalhistas, sociais e econômicas dos trabalhadores rurais em Codó, que, de acordo, com o mais recente levantamento feito pelo Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, é considerada a cidade com o maior número de trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão no Brasil.

Barros contou que iniciou a pesquisa com apoio do Núcleo de Estudos Geográficos e, como produto final do plano de trabalho, gerou o TCC intitulado “Trabalho escravo e a atuação da Comissão da Pastoral da Terra em Codó”. Com base no estudo, constatou que “em um período temporal entre 2003 e 2019, as relações de trabalho escravo e exportações de trabalhadores para ambientes fora do estado foram ampliadas”, conforme destacou na entrevista.

Os resultados da monografia de Matheus permitiram que a pesquisa continuasse por meio do Mestrado em Geografia na Unicamp. O projeto de pesquisa “Redes Migratórias do Trabalho Escravo no Maranhão para o Agronegócio” amplia o alcance da análise do seu objeto de estudo para outras duas cidades do leste maranhense: Timbiras e Coroatá, além da área inicial do município de Codó.

O mestrando também revelou que, entre os objetivos da pesquisa do mestrado, além da coleta de dados em campo, também analisará o contexto econômico e social com os trabalhadores que compõem a renda de atividades ligadas ao agronegócio e à exportação e ao tráfico de pessoas para regiões fora do Maranhão.

O programa Rádio Ciência é exibido de segunda a sexta, com início às 8h e às 14h. O conteúdo também está disponível no Google Podcasts, Spotify e Deezer.

Confira a entrevista da Rádio Universidade FM 106,9

Por: Carlos Alcântara