Rádio Ciência destaca pesquisa sobre células combustíveis que foi capa da revista científica europeia ChemCatChem, com classificação Qualis A1

publicado: 02/02/2023 12h14, última modificação: 02/02/2023 13h02

A reportagem do programa Rádio Ciência da Rádio Universidade 106,9 do dia 17 de janeiro deste ano destacou a pesquisa “Aplicação de Nanocascas de AgPt em Células Combustível”, orientada pelo docente do Departamento de Química da Universidade Federal do Maranhão Marco Aurélio Suller Garcia, que explana que resultados do estudo contribuem para o uso de matrizes energéticas mais limpas e renováveis pelo mundo.

Com apoio de instituições parceiras para atender às demandas tecnológicas da pesquisa, o trabalho indica que a aplicação de nanocascas de prata (Ag) e platina (Pt) em células de combustível resultam em uma reação de redução de oxigênio (RRO) mais eficiente e econômica, em que a aplicação deste sistema viabiliza o uso de matrizes energéticas mais limpas e renováveis, assim como indica um caminho para o desenvolvimento de outras tecnologias similares.

Segundo Marco Garcia, a pesquisa teve por objetivo utilizar uma quantidade extremamente pequena de platina, no formato oco de nanopartículas, a fim de obter uma eficiência maior. “Normalmente, um catalisador chega a ter 20% de massa de platina. Com isso, conseguimos uma eficiência muito grande somente com 1% de metal na superfície desse material, tornando o processo eficiente e com um bom custo-benefício”, explicou, em entrevista à Rádio Ciência.

Confira a reportagem no Portal Universidade FM 106.9

Por: Lucas Araújo