Rádio Ciência destaca pesquisa que analisa aspectos de colonialidade na comunicação brasileira

publicado: 13/06/2022 10h23, última modificação: 13/06/2022 12h57

A reportagem do programa Rádio Ciência da Rádio Universidade 106,9 do dia 2 de junho destacou a pesquisa de doutores em comunicação que mapeia, analisa e aponta características de colonialidade nas abordagens comunicacionais brasileiras. O trabalho também investiga as referências bibliográficas de trabalhos já realizados sob o mesmo objeto e aponta um perfil de colonialidade nas comunicações brasileiras.

A pesquisa é realizada pelos docentes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Tiago Salgado e Maria Ângela Mattos, em que analisaram cerca de 483 trabalhos realizados entre os anos de 2000 e 2003 em 16 grupos de trabalhos diferentes e publicados nos anais do Encontro Anual da Compós. Aspectos como nacionalidade, gênero e cor de pele dos autores usados nas pesquisas dos anais ajudaram a construir o resultado final do trabalho.

“Com base nesses dados, a gente concluiu que os principais autores mencionados nesses trabalhos da Compós são autores brancos, europeus e norte-americanos e que isso reforça a questão da colonização, tanto brasileira quanto do pensamento comunicacional brasileiro, que tende a citar mais homens, mais brancos, mais europeus e mais norte-americanos para embasarem os seus trabalhos”, comentou Tiago Salgado.

Entre os resultados, também se constatou a presença de um único autor negro, Stuart Hall, e a ausência de mulheres, evidenciando a escolha de teóricos europeus. Confira a reportagem completa no Portal Universidade FM 106.9, ou em plataformas como Spotify ou Deezer.

Confira a entrevista:

Por: Carlos Alcântara