Rádio Ciência destaca estudo que analisa falta de representatividade em veículos informativos

publicado: 16/01/2023 10h52, última modificação: 16/01/2023 16h57

No dia 27 de dezembro de 2022, o programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,09, destacou o artigo de professoras do Câmpus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão, que abordou a sub-representação de negros nos veículos informativos. Intitulado “Aspectos Analíticos Sobre a Abordagem da Pauta Racial na Radioagência Nacional”, o estudo foi publicado pela Dispositiva, revista interinstitucional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O artigo é de autoria das professoras Izani Mustafá, Leila Lima de Sousa e Michelly Santos de Carvalho, da coordenação do curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz, junto com a pesquisadora Naiane de Brito, do Departamento de Comunicação Social do Centro de Ciências Sociais da Cidade Universitária Dom Delgado.

A pesquisa foi realizada por meio do emprego de filtros de pesquisa no conteúdo veiculado pelo site da Radioagência Nacional. Utilizando palavras-chave como “negro”, “racismo” “preto” e “preconceito”, foi concluído que há uma baixa densidade de notícias que abordam a questão racial no veículo.

Segundo a professora Izani Mustafá, a carência de notícias a respeito de pautas raciais importantes nos meios de informação causa prejuízos para a população negra e para o jornalismo. “Ainda temos essa problemática. Nem tudo é falado de uma forma aprofundada para o entendimento da sociedade de que o racismo estrutural é um problema sério, e que o racismo e o preconceito são crimes no Brasil. Isso é muito importante quando a gente olha para a Radioagência Nacional e percebemos que esse assunto ainda está muito invisível, e é um reflexo do que a gente vê na sociedade quando as pessoas não debatem esse tema com tanta profundidade”, enfatizou.

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro