Quinze professores da UFMA recebem o título de Professor Emérito, outorgado pelo reitor Natalino Salgado em cerimônia virtual

publicado: 01/11/2021 15h57, última modificação: 03/11/2021 20h55

A Universidade Federal do Maranhão realizou, na sexta-feira, 29, com transmissão ao vivo pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube, a solenidade de entrega do título de Professor Emérito, concedido aos docentes da Universidade pelos altos méritos profissionais e por relevantes serviços prestados à instituição. Quinze professores, das mais diferentes áreas do conhecimento, foram agraciados com o título. A solenidade contou, ainda, com a apresentação da cantora, professora do curso de Comunicação Social e diretora da TV UFMA, Cecília Leite.

O título foi entregue aos professores Agostinho Ramalho Marques Neto, Alberto José Tavares Vieira da Silva, Aldy Mello de Araújo, Antonio Nilo da Costa Filho (em memória), Antonio Rafael da Silva, Getúlio Ferreira de Albuquerque, José Ribamar Trovão, Luciane Maria de Oliveira Brito (em memória), Maria Tereza Cabral Costa Oliveira, Mario Cella, Paulo de Tarso Brandão, Regina Helena Martins de Faria, Roberto Mauro Gurgel Rocha, Ubirajara Martins Figueiredo e Wilson Pires Ferro (em memória).

O discurso em nome de todos os homenageados foi realizado pelo professor Alberto José Tavares Vieira da Silva. “Neste momento, traduzir a emoção de todos aqui é impor uma missão impossível ao orador. Tenho, no entanto, a certeza de que não faltarei com a verdade ao dizer e agradecer que todos nós, que fomos agraciados, nos sentimos muito felizes, jubilosos e recompensados pelos esforços que dedicamos ao longo da nossa vida em benefício do ensino universitário do Maranhão. A Universidade se transformou em um celeiro do saber multidimensional agasalhando as várias formas e os múltiplos setores do conhecimento humano. Nós, professores, temos o dever de professar a nossa ciência com consciência, dignidade, dedicação e amor para que a juventude possa alcançar os melhores valores, viver com dignidade e distinguir o erro da verdade, a justiça da injustiça”, proferiu.

O reitor Natalino Salgado parabenizou os homenageados e lembrou que, em tempos de incertezas, a expertise, a dedicação, a união da comunidade acadêmica foram essenciais para que a Instituição não parasse. “Mais do que estruturas físicas, uma universidade se ergue e se perpetua pelo delicado trabalho tecido por homens e mulheres que, como artífices do patrimônio imaterial, nos distingue. A UFMA tem enfrentado as contingências próprias da política interna e das surpresas sociais que poderiam paralisar a nossa instituição, mas, apesar delas, continuamos avançando, crescendo e multiplicando inovação, acesso e recursos de qualidade”, declarou.

Para ele, a outorga de título de Professor Emérito da UFMA é um símbolo que valoriza os excepcionais mestres com uma das mais supremas honrarias da carreira do magistério. “Muitos são os resultados e projetos e as imposições do presente, mas nada deve nos deixar esquecer o passado, nem abrir mão da memória e do reconhecimento dos ideais e talentos que nos antecederam e trabalharam para que a UFMA mantivesse o seu principal projeto: o de melhorar o mundo. Melhor dizendo, tudo que fazemos hoje é continuidade das fatias do trabalho desenvolvido pela competência, inteligência e pelo amor de cada um de vocês, agraciados na construção desse patrimônio institucional. São seus predicados singulares que os tornaram distintos, e essa outorga de Professor Emérito celebra o triunfo de suas inteligências”, enfatizou o reitor.

Confira a cerimônia na íntegra:

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque