Notícias
Quinze anos de PARFOR: UFMA celebra trajetória de valorização dos professores
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio da Diretoria de Ações Especiais (DAESP), realizou, na última sexta-feira, 16, o I Seminário Unificado do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em comemoração aos 15 anos da iniciativa. A celebração ocorreu no Centro de Convenções da UFMA, reunindo comunidade acadêmica, administrativa e representantes municipais.
Entre os convidados de destaque presentes no evento, estiveram o pró-reitor de Ensino da UFMA, professor Romildo Martins Sampaio, que representou o reitor Fernando Carvalho. Na ocasião, ele celebrou as conquistas do programa. “Hoje nós temos turmas em 37 municípios, oferecendo seis cursos de licenciatura, e contribuindo para que possamos ter um estado com menos desigualdades educacionais e uma educação de qualidade”.
Na mesa de abertura, também estavam a diretora da DAESP, Lorena Carvalho Martins; o coordenador institucional do PARFOR, José Carlos de Melo; o prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros Araújo, representando os gestores municipais parceiros do programa; a coordenadora geral de Formação Docente e Valorização de Licenciaturas da CAPES, Lorena Lins Damasceno; e o representante da coordenação científica e tecnológica da Fundação Sousândrade (FSADU), Ivaldo Santos Vidigal. A solenidade contou ainda com a participação de coordenadores locais dos municípios atendidos pelo PARFOR, como Cristina Torres.
Durante a solenidade, o prefeito Clemilton Barros destacou a relevância da UFMA para o desenvolvimento da educação em Urbano Santos. “A Universidade tem sido uma grande parceira para o nosso município, sobretudo na qualificação de nossos profissionais. Há mais de quinze anos, a UFMA está em Urbano Santos trazendo formação continuada para os nossos professores e melhorando a qualidade de ensino”, frisou.
Na cerimônia, Lorena Carvalho Martins destacou a importância da interiorização do programa. “Nós priorizamos muito o processo de interiorização, principalmente, porque a gente sabe que esse é um projeto da nossa Universidade, que com isso ocorre mais inclusão e mais renovação para o ensino do nosso estado”.
A fala de Jennifer Amanda Macedo, que cursa Letras no município de Maracaçumé, exemplifica o impacto positivo do programa para quem vive fora dos grandes centros. “É uma oportunidade única, principalmente para nós, que moramos no interior. Assim, temos a oportunidade de cursar na Federal do Maranhão, que é o sonho de muitas pessoas. Nos ajuda a conhecer melhor, por meio de professores qualificados para nos ensinar. Isso está contribuindo de forma bastante significativa para o meu aprendizado”, pontua.
A relevância do programa também foi reconhecida por Cida Santos, que cursa Letras-Inglês no município de Bom Jardim. “O PARFOR tem contribuído bastante, porque eu posso me desenvolver no meu trabalho e ser uma profissional de excelência”.
A programação também contou com uma apresentação cultural de dança típica indígena do município de Grajaú, destacando a diversidade cultural presente nas regiões atendidas pela iniciativa.
Um dos momentos marcantes foi a palestra “Perspectivas e Desafios na Formação de Professores”, ministrada pela professora e coordenadora geral de Formação Docente e Valorização de Licenciaturas da CAPES,Lorena Lins Damasceno, que reforçou a importância da valorização da formação docente.
Em sua fala, Lorena Lins destacou como o programa contribui para a valorização da educação. “O PARFOR é um programa muito estratégico no Brasil. Ele foi criado em 2009. Na época, o censo apontou que havia 700 mil professores, ou seja, quase metade dos professores da educação básica no Brasil estavam sem formação e licenciatura adequada. Muitos deles apenas com ensino médio, inclusive. Então, o programa veio para resolver esse problema”, destacou.
Saiba mais
O PARFOR é uma ação da CAPES em parceria com instituições de ensino superior, que tem por objetivo fomentar a oferta de cursos de licenciatura gratuitos e de qualidade para professores em exercício na rede pública de educação básica. Além de buscar a adequação da formação desses profissionais à área em que atuam, o programa promove a aproximação entre educação básica e ensino superior, transformando a escola em um espaço privilegiado de formação e pesquisa.
A celebração na UFMA reafirma o compromisso institucional com a formação de professores e com o desenvolvimento educacional do Maranhão.
Por: Giovanna Carvalho
Produção: Sarah Dantas
Fotos: Maria Clara Botentuit e Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante