Notícias

Quinta turma do Curso de Media Training inicia atividades nesta segunda-feira, 4

publicado: 04/08/2025 15h59, última modificação: 05/08/2025 10h59
Quinta turma do Curso de Media Training inicia atividades nesta segunda-feira, 4

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início, nesta segunda-feira, 4, à quinta edição do Curso de Media Training para Pesquisadores, reforçando o compromisso com a comunicação científica e a valorização da produção acadêmica no Maranhão. A iniciativa, voltada a pesquisadores contemplados por editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) busca ampliar o alcance social da ciência por meio da capacitação em comunicação estratégica.

As atividades estão sendo realizadas no anfiteatro do Curso de Comunicação Social da UFMA, no Centro de Ciências Sociais (CCSo), Cidade Universitária Dom Delgado, no Bacanga, reunindo pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Excepcionalmente desta vez, as atividades iniciais foram realizadas no Miniauditório Edmar Bastos Ferreira da Silva, também no CCSo.

O objetivo é oferecer ferramentas práticas e teóricas para que esses profissionais possam comunicar pesquisas e descobertas de forma clara, acessível e eficaz, especialmente, por intermédio dos meios de comunicação. A formação integra o projeto “Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão”, fruto de uma parceria institucional entre a UFMA e a FAPEMA.

A proposta vai além do treinamento técnico: busca desenvolver uma mentalidade de divulgação contínua, capaz de aproximar a ciência do cotidiano da população maranhense. Com apoio das estruturas de mídia da UFMA, como a Rádio Universidade FM, a TV UFMA e a Diretoria de Comunicação (DCom), o curso oferece uma imersão em práticas jornalísticas, linguagem midiática, planejamento de entrevistas e construção de narrativas científicas.

As aulas são ministradas por professores do Curso de Comunicação Social e especialistas convidados. A primeira atividade da nova turma foi conduzida pela professora do curso de Comunicação Social da UFMA Luiziane Silva Saraiva. “Estamos tratando das noções introdutórias ao desenvolvimento do Curso de Media Training. Isso porque, antes de chegarmos à parte prática e mais específica do relacionamento com a imprensa, é necessário contextualizar todo o processo. E isso passa por compreendermos qual é a importância desse entendimento e por trazermos essas noções introdutórias — a exemplo de pauta, matéria, reportagem, dossiê jornalístico, o que se espera de um porta-voz preparado e o que se espera de um jornalista profissional. Por isso, é importante que esse tipo de abordagem seja feito de forma introdutória”, explicou a professora.

Para a doutoranda da UFMA e bolsista Fapema, Perla Maria Berwanger, que tem estudos voltados para educação e pobreza, os caminhos que a levaram a buscar o Curso de Media Training estão diretamente ligados às mudanças dos paradigmas sociais relacionados ao digital. “São transformações com foco nas mídias sociais, que resultam em uma convergência de todo o processo de produção de notícias, de informação e dos próprios dispositivos eletrônicos. Também envolvem a busca por entender como performar melhor nesse ambiente digital, a partir das mídias, dos podcasts, dos vídeos que são divulgados de diferentes formas em nossas vidas”.

Para Perla, participar do Curso tem sido uma experiência enriquecedora. “Estou achando incrível, porque a professora Luiziane, da área de Relações Públicas, que está ministrando este módulo, está oferecendo um suporte teórico sobre as diferenças entre comunicação, notícia, informação e reportagem. E penso que essas colocações são de extrema importância para que possamos dar continuidade ao restante do percurso. Entendo essa base como fundamental”, avaliou a pesquisadora.

Perla Maria Berwanger definiu esse momento como “uma espécie de nivelamento teórico, para que todos nós possamos caminhar de forma mais homogênea”, concluiu.

Capacitação e expansão

O Curso de Media Training faz parte de uma série de ações voltadas à popularização da ciência no Maranhão, com previsão de formar dez turmas ao longo do projeto. A iniciativa é gratuita e representa um importante esforço para democratizar o acesso à informação científica no estado, fortalecendo pontes entre pesquisadores, imprensa e população.

Os interessados nas próximas edições devem acompanhar os canais oficiais da UFMA, Rádio Universidade FM e FAPEMA. O projeto também contempla outros formatos de divulgação científica, como o programa Rádio Ciência Entrevista, além da produção de conteúdo multiplataforma voltados à valorização da pesquisa local.

Por: Borges Júnior - Universidade FM

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: