publicado: 28/04/2022 12h58, última modificação: 29/04/2022 16h29
Quinta edição do Semid aborda a formação docente e os saberes da práxis em contexto de mudança.PNG

Com o objetivo de reunir profissionais de diferentes áreas do conhecimento e escolas públicas municipais e estaduais do Maranhão e de outros estados brasileiros, a Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão deu início, nessa terça-feira, 26, à quinta edição do Seminário de Iniciação à Docência: Pesquisas, intervenções e produção de conhecimento (Semid), com o tema “A formação docente e os saberes da práxis em contexto de mudança”. O evento, que é de âmbito nacional, vai até esta quinta-feira, 28, em formato on-line, com transmissão no Canal Institucional da UFMA, no YouTube.

O Semid é voltado para professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores, grupos de pesquisas e pesquisadores com interesse nos estudos e pesquisa sobre formação e saberes docentes. O seminário visa, ainda, estimular a capacidade de identificação dos problemas concernentes à prática educativa, discutir possibilidades de intervenções didático-pedagógicas de melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas de educação básica, promover o debate acadêmico-científico sobre a formação docente e saberes da práxis, no âmbito dos sistemas de ensino e escolas públicas de educação básica e partilhar conhecimentos inovadores da educação, oriundos do contexto de Ensino Remoto Emergencial.

O presidente da Seccional do Estado do Maranhão da União Nacional de Dirigentes e de Educação (Undime), professor Marcony Wellynthon Oliveira Pinheiro, esteve presente e falou da importância do tema. Para ele, é na educação municipal que as teorias e pesquisas realizadas na Universidade podem ser praticadas e desenvolvidas. Ele levantou questionamentos a respeito das mudanças e aprendizados ocorridos nos dois anos de pandemia e como os professores e profissionais da educação precisaram se reinventar para adequar o ensino tradicional ao modelo remoto, utilizando novas tecnologias e ferramentas das quais muitos não possuíam domínio.

“Falar sobre a prática profissional e trazer como tema a formação docente e os saberes das práticas de mudanças nos traz uma grande reflexão sobre a questão da pandemia. Dentro dos relatos que venho recebendo, muito se fala que a pandemia trouxe algo inesperado, ela acelerou o futuro. O que nós pensávamos que aconteceria em dez anos, chegou de repente em nossas mãos. E o professor, como se adequou? Como recebeu essa mudança dentro da sala de aula? Precisou se reinventar, aprender como ia lidar com essa mudança, com o uso da tecnologia. Apesar de todas as dificuldades, a educação aconteceu, e agora estamos voltando para a realidade presencial. Nós, profissionais, como formadores, temos que fazer com que a educação caminhe, apesar de todas as dificuldades.  A escola é muito mais que ensinar. É um aprender constante”, afirmou.

Sob a coordenação dos professores do departamento de Educação II Raimunda Nonata da Silva Machado e Angelo Rodrigo Bianchini, a quinta edição do Semid contou com a palestra da professora Fernanda Mota de Paula Rezende, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Graduada em Pedagogia, mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutora em Educação pela Unesp, a docente propôs um diálogo problematizando a função social da escola dentro da perspectiva de antes, durante e depois da pandemia. Além de evidenciar o ensino remoto durante o isolamento social, Fernanda também falou sobre a importância da evolução da escola de acordo com as mudanças e os desafios sociais.

“Sou oriunda de escola pública e de universidade pública e hoje estou aqui propondo essas reflexões e esses momentos de partilha com vocês graças à oportunidade que a educação pública brasileira me propiciou no contexto da formação. É desse lugar que me proponho a dialogar com vocês, alguém que foi formada pela rede pública de ensino, o que me coloca no estado de reflexão para que, juntos, pensemos em alternativas e possibilidades para evoluir ainda mais na educação”.

O evento contou ainda com a presença da professora Silvia Amélia da Silva Léda, supervisora de gestão da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (Seduc-MA), a professora de ações especiais da Proen, Lorena Carvalho Martiniano de Azevedo e a diretora do Centro de Ciências Sociais, professora Lindalva Martins Maia Maciel. Para encerrar a cerimônia de abertura, houve a apresentação cultural “Flautas pelo mundo afora”, realizado pela professora do departamento de Educação II Naiacy de Souza Lima Costa.

Clique para assistir a palestra e cerimônia de abertura

Por: Bruna Castro