Notícias
Questionário do primeiro censo da UFMA será aplicado entre 15 de dezembro de 2025 e 10 de janeiro de 2026
A Universidade Federal do Maranhão iniciou um novo processo de avaliação institucional integrando, pela primeira vez, três instrumentos estratégicos em uma única plataforma: o Censo Institucional, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2027-2031.
Com o programa UFMA 360°, a UFMA passa a aplicar um único instrumento com três partes sequenciais: a primeira dedicada ao PDI; a segunda, ao Censo Institucional; e a terceira, à autoavaliação anual.
“Vamos integrar três políticas no mesmo instrumento. O questionário que vamos aplicar vai ser apenas um instrumento, com três partes sequenciais. Essa primeira parte são algumas questões, será aplicado na primeira fase do PDI, que vai tratar especificamente da missão, dos valores e da visão da Universidade. Vai suprir essa demanda inicial do PDI. A segunda fase do questionário será propriamente o censo, que tem por objetivo ter uma base de dados unificada dos três segmentos da Universidade, tanto de indicadores e informações socioeconômicas, como indicadores sobre saúde e bem-estar e trabalho. E a última parte vai ser a parte da autoavaliação, que é obrigatória e anual. Ela vai avaliar o eixo três do SINAES, que é sobre políticas acadêmicas. Então, a última parte do questionário vai tratar, especificamente, de questões relacionadas à maneira como a UFMA aplica políticas acadêmicas”, explica o presidente da CPA, professor Saulo Pinto Silva.
A primeira fase do processo corresponde à aplicação de questionário entre 15 de dezembro de 2025 e 10 de janeiro de 2026, com público-alvo composto por discentes, técnicos-administrativos e docentes. O acesso se dará pelos sistemas on-line SIG (SIGRH, SIPAC e SIGAA).
Por: DCOM
Revisão: Jáder Cavalcante